Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-01-2009

Líder do Hamas reclama vitória em Gaza
Meshaal acrescentou que a libertação da Palestina já não era apenas um sonho
Líder do Hamas reclama vitória em Gaza
Foto: Morteza Nikoubaz/Reuters

O líder político do Hamas exilado na capital síria, Damasco, Khaled Meshaal, reclamou hoje a vitória no recente conflito armado na Faixa de Gaza e disse que o triunfo foi um "ponto de viragem" na batalha contra Israel.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde o Verão de 2007, declarou um cessar-fogo depois de Israel ter posto fim à sua ofensiva de três semanas.

Por seu lado, o ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, também declarou vitória no mesmo conflito, depois das forças israelitas terem completado a sua retirada.

"Ganhámos em grande", disse Barak ao canal israelita Channel 2. "O Hamas confrontou-se com um golpe que nunca imaginou e ficará agora quieto durante muito tempo".

O Hamas tinha já levado a cabo diversas marchas de vitória um pouco por toda a Faixa de Gaza, alegando ter parado Israel de alcançar os seus objectivos.

"A Faixa de Gaza alcançou uma vitória. O inimigo falhou e a resistência, em conjunto com a nossa nação e com o nosso povo, alcançou uma vitória", disse Meshaal num discurso transmitido por uma estação por satélite árabe.

Meshaal acrescentou que o Hamas resistiu aos ataques de Israel, apesar da sua superioridade militar, indica a BBC.

"Esta é a primeira guerra que ganhamos, a primeira guerra real e em larga escala. É por isso que a batalha em Gaza é o verdadeiro ponto de viragem na luta contra o inimigo sionista", disse.

"Mas ainda temos duas importantes batalhas à nossa frente. A batalha para quebrar o cerco e a batalha para reabrir as fronteiras, particularmente a passagem de Rafah".

Israel bloqueou o enclave palestiniano desde que o Hamas tomou controlo da Faixa de Gaza, em Junho de 2007. Desde o fim da ofensiva que Telavive se recusou a reabrir as fronteiras, apesar da necessidade de envio de auxílio médico e de alimentos para Gaza.

Meshaal acrescentou que a "libertação da Palestina" já não era "apenas um sonho".

"É agora uma realidade que podemos ver, estamos perto de perceber isso, com a graça de Alá", disse.

Líder do Hamas reclama vitória em Gaza.

Meshaal acrescentou que a libertação da Palestina já não era apenas um sonho.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir