Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-01-2009

Governo de Obama ganha 120 dias para estudar caso de detidos
Dois ju�zes militares suspenderam hoje por 120 dias os julgamentos de seis detentos na base de Guant�namo
Governo de Obama ganha 120 dias para estudar caso de detidos
Foto: http://www.theage.com.au

Washington, 21 jan (EFE).- Dois ju�zes militares suspenderam hoje por 120 dias os julgamentos de seis detentos na base de Guant�namo em resposta ao pedido do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de estabelecer um prazo para estudar os casos dos supostos terroristas presos no local.

Menos de 24 horas depois da posse de Obama e da solicita��o transmitida pelo chefe do Pent�gono, Robert Gates, o coronel de Ex�rcito Patrick Parrish suspendeu, sem audi�ncia, o processo contra o cidad�o canadense Omar Khadr.

Khadr, um dos centenas de homens que est�o h� anos detidos em Guant�namo, Cuba, sem julgamento, � acusado da morte de um soldado americano no Afeganist�o, em 2002. Quando foi capturado, tinha 15 anos.

J� o coronel de Ex�rcito Stephen Henley suspendeu por quatro meses os processos contra cinco homens acusados de liga��o com os atentados terroristas nos Estados Unidos de 11 de setembro de 2001, informou � Ag�ncia Efe uma representante da organiza��o Human Rights Watch (HRW), Joanne Mariner, presente na audi�ncia em Guant�namo.

No julgamento presidido por Henley, quatro dos cinco acusados (Khalid Sheikh Mohammed, Ali Abdulaziz Ali, Walid bin Attash e Mustafa Ahmed al-Hawsawi) afirmaram que se op�em � suspens�o dos processos.

Por sua vez, Ramzi Binalshibh explicou que aceita a suspens�o. Os cinco homens podem ser condenados � morte.

A deten��o prolongada e sem julgamento de supostos terroristas, isolados na base naval localizada no oeste de Cuba e submetidos, em alguns casos, a torturas, foi, durante anos, objeto de cr�ticas dos aliados de Washington e de den�ncias dos grupos de defesa dos direitos humanos.

"O presidente Obama entendeu claramente que em nada beneficia o in�cio de sua Presid�ncia com o espet�culo de processos injustos e ca�ticos nos tribunais militares" de Guant�namo, disse Joanne.

"A pausa de 120 dias d� ao novo Governo um per�odo razo�vel para que se rejeitem os casos que n�o t�m m�rito e se transfira o resto aos tribunais federais", acrescentou.

Em sua campanha eleitoral, Obama prometeu fechar o centro de deten��o de Guant�namo.

Agora, seu Governo busca os mecanismos legais para arquivar os casos nos quais n�o h� acusa��es de cr�dito e o processamento dos outros em uma jurisdi��o que ainda deve ser determinada.

Fontes pr�ximas ao Governo que tomou posse na ter�a-feira disseram hoje que o presidente Obama j� redigiu uma ordem para o fechamento definitivo do centro de deten��o, apesar de n�o existir ainda um an�ncio oficial.

No final de 2002, o ex-presidente George W. Bush criou tribunais militares que deviam julgar os qualificados de "combatentes inimigos ilegais", supostamente n�o amparados pelas conven��es de guerra de Genebra nem pelas leis federais dos Estados Unidos.

O pedido enviado na noite de ter�a-feira por Gates aos ju�zes militares em Guant�namo procura "permitir que o novo presidente e seu Governo tenham tempo para uma revis�o do processo geral dos tribunais militares, e, especificamente, dos casos agora pendentes perante esses tribunais".

"A confus�o e a incerteza que vimos repetidas vezes em Guant�namo reflete a natureza ad hoc destes processos militares", afirmou Joanne.

"Seria um erro terr�vel que se processe um caso t�o importante quanto os (atentados) de 11 de setembro (de 2001) em um sistema t�o rudimentar", acrescentou a representante da HRW.

Governo de Obama ganha 120 dias para estudar caso de detidos em Guant�namo.

Dois ju�zes militares suspenderam hoje por 120 dias os julgamentos de seis detentos na base de Guant�namo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir