Categoria Economia  Noticia Atualizada em 22-01-2009

Após redução da Selic, conselheiros de Lula querem antecipação de Copom
Conselho defende volta da reunião mensal do comitê. No encontro de ontem, Copom reduziu a taxa em um ponto.
Após redução da Selic, conselheiros de Lula querem antecipação de Copom
Foto: http://secondblog.blogtv.com.pt

Jeferson Ribeiro

Os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) se encontraram nesta quinta-feira (22) e decidiram pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Comitê de Política Monetária (Copom) volte a se reunir mensalmente. Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady, essa é uma "posição unânime no Conselho". O órgão é um dos conselhos de assessoramento ao presidente da República.

Na quarta-feira, o Copom voltou a reduzir da taxa básica de juros, a Selic, em um ponto percentual. Os conselheiros elogiaram a decisão e esperam, agora, convencer o BC a reduzir o prazo das reuniões na esperança de novas reduções. O Comitê se reúne a cada 45 dias desde 2006. Antes disso, as reuniões eram mensais.

"Nossa expectativa é que novas reduções ocorram, e achamos que não há porque esperar mais 45 dias para decidir isso", disse Safady.

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que também é membro do CDES, disse que "é preciso antecipar a reunião do Copom para termos novas reduções da taxa básica de juros".

Parte dos mais de 100 conselheiros está reunida nesta quinta-feira com o presidente do CDES, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para debater o as medidas tomadas pelo governo até agora para enfrentar os efeitos da crise internacional no Brasil. Eles também discutem a pauta da próxima reunião plenária do Conselho, programada para março.

Após redução da Selic, conselheiros de Lula querem antecipação de Copom
Conselho defende volta da reunião mensal do comitê.
No encontro de ontem, Copom reduziu a taxa em um ponto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir