Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 23-01-2009

Quinze pessoas morrem atingidas por mísseis no Paquistão
Paramilitares paquistaneses
Quinze pessoas morrem atingidas por mísseis no Paquistão
Foto: AFP

PESHAWAR, Paquistão (AFP) — Pelo menos sete pessoas morreram na explosão de dois mísseis, supostamente americanos, em uma casa no noroeste do Paquistão, levando para 15 o número total de vítimas de mísseis nesta sexta-feira, anunciaram responsáveis paquistaneses.

O último disparo de mísseis deixou "pelo menos sete mortos e dezenas de feridos", e "quase todas as vítimas eram estrangeiros", disseram estes responsáveis, que costumam utilizar o termo "estrangeiros" para se referir a membros da Al-Qaeda.

"Dois mísseis, provavelmente disparados por um avião sem piloto americano, atingiram uma casa em Wana", declarou à AFP um alto funcionário dos serviços de segurança.

Wana é a maior cidade do Sul Waziristão, um distrito das zonas tribais do noroeste do Paquistão conhecido por ser um reduto dos talibãs e dos fundamentalistas da Al-Qaeda.
Esta foi a segunda salva de mísseis disparada nesta sexta-feira contra alvos islamitas nesta região paquistanesa, na fronteira com o Afeganistão.

Mais cedo, no distrito de Norte Waziristão, "três mísseis atirados por aviões sem pilotos" caíram sobre uma casa da periferia de Mir Ali, ourtro feudo da Al-Qaeda, disse à AFP um oficial das forças de segurança paquistanesas.

"Um reduto de combatentes islâmicos foi destruído, e pelo menos cinco combatentes estrangeiros e três locais morreram", informou outro responsável, que não quis ser identificado.

Ambos os responsáveis afirmaram que os mísseis eram americanos.

"A casa atingida parecia uma fortaleza", destacou uma das fontes.

O Exército dos Estados Unidos e a CIA, que atuam no Afeganistão vizinho, são os únicos a possuir aviões sem pilotos na região.

Quinze pessoas morrem atingidas por mísseis no Paquistão.

Leia Mais

Ataques aéreos dos EUA matam 20 insurgentes no Paquistão.

(atualiza com segundo ataque e aumenta número de vítimas)

Islamabad, 23 jan (EFE).- Pelo menos 20 pessoas morreram e várias ficaram feridas em dois ataques com mísseis lançados hoje por aviões americanos em uma localidade da região tribal paquistanesa na fronteira com o Afeganistão, informou a emissora "Geo TV".

O primeiro dos ataques, cometido por aeronaves não tripuladas, ocorreu em Kharkai, perto de Mir Ali, na demarcação tribal do Waziristão do Norte.

"Houve um ataque de mísseis justo nos arredores de Mir Ali", na demarcação do Waziristão do Norte, que tinham como alvo a casa de um homem chamado Khalil, disse uma fonte oficial citada pela "Geo TV", emissora que estimou em dez o número de mortos.

Testemunhas e fontes oficiais citadas pela agência estatal "APP" disseram que pelo menos oito pessoas morreram no ataque, que destruiu a casa completamente.

O segundo ataque com mísseis foi lançado contra outra casa em Dilfaraz, perto de Wana, na demarcação tribal vizinha do Waziristão do Sul, onde, segundo a "GeoTV", outras dez pessoas morreram.

Estes foram os primeiros ataques deste tipo desde a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A frequência dos ataques de forças dos EUA destacadas no Afeganistão contra alvos da insurgência na zona tribal paquistanesa que faz fronteira com esse país aumentou nos últimos meses, após a chegada ao poder do presidente Asif Ali Zardari. EFE


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir