Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 24-01-2009

Chuvas e vendavais deixam pelo menos 14 mortos
�rvore destru�da na Fran�a por causa da ventania e das chuvas fortes que atingem o Pa�s
Chuvas e vendavais deixam pelo menos 14 mortos
Foto: AFP

MADRI / PARIS � Pelo menos 14 pessoas morreram na Espanha e na Fran�a por causa das fortes chuvas, com rajadas de vento de at� 150 km/h, que atingem os dois pa�ses desde sexta-feira. Na Espanha, que contabiliza dez mortos, entre as v�timas est�o quatro crian�as que faleceram ap�s o desabamento de um complexo esportivo perto da cidade de Barcelona.

Devido ao temporal e � ventania, o pavilh�o anexo a um campo de futebol em Saint Boi de Llobregat veio abaixo. No local, cerca de 20 crian�as se protegiam do vento. Jaume Bosch, prefeito de Sant Boi de Llobregat, informou que as quatro v�timas que morreram no desabamento tinham idades entre 9 e 12 anos. "Ao que parece o teto se deslocou e parte do muro desabou", afirmou a porta-voz do governo catal�o.

Na prov�ncia de Alicante, um homem de 52 anos morreu e a pol�cia conseguiu resgatar seis marinheiros de um cargueiro em dificuldades na regi�o da Gal�cia. Os temporais, provenientes do Oceano Atl�ntico, prejudicam o tr�fego a�reo e ferrovi�rio na Espanha e provocam o corte de energia el�trica no Pa�s, deixando milhares de pessoas sem luz.

Fran�a

O sudoeste da Fran�a tamb�m sofre com as fortes tempestades registradas neste fim de semana. Nove departamentos do governo franc�s ficaram boa parte deste s�bado em alerta vermelho. Os temporais j� deixaram quatro pessoas mortas e 1,5 milh�o de casas sem energia el�trica.

No departamento de Landes, um homem morreu ap�s uma �rvore cair sobre seu ve�culo. Em Saint-Vicent-deTyrosse, um homem de 78 anos faleceu depois de ser atingido por um peda�o de ferro que tinha sido arrastado pelo vento. J� uma terceira pessoa, de 73 anos, faleceu por um golpe de corrente, segundo fontes oficiais.

Em Verdelais, uma mulher de 73 anos, que respirava com a ajuda de aparelhos, morreu neste s�bado em sua casa em consequ�ncia do corte no fornecimento de eletricidade provocado pelo forte temporal que atingiu a �rea.

Na regi�o de Perpignan, no sul da Fran�a, ventos com uma intensidade de 184 km/h fizeram com o que o aeroporto local suspendesse as atividades. O mesmo aconteceu nos terminais de Bordeuax e Toulose.

Um milh�o de casas amanheceram na Fran�a neste s�bado sem energia el�trica. A informa��o foi confirmada pela companhia ERDF, que destacou ter mobilizado mais de 1.000 funcion�rios para tentar resolver o problema. O tr�fego ferrovi�rio foi afetado no sul do Pa�s por causa das �rvores que ca�ram sobre os trilhos e que impedem o tr�nsito normal.

*com informa��es das ag�ncias EFE e AFP


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir