Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-01-2009

Imprensa afirma que Obama declarou o fim da guerra
Estudantes iranianos queimam uma imagem do presidente americano, Barack Obama, em Teer�
Imprensa afirma que Obama declarou o fim da guerra
Foto: AFP

WASHINGTON (AFP) � O presidente americano Barack Obama declarou o fim da guerra contra o terrorismo do antecessor e come�ou a sanar a reputa��o dos Estados Unidos no exterior ao ordenar o fechamento da pris�o de Guant�namo, destaca a imprensa americana nesta sexta-feira.

O jornal Washington Post afirma que a ordem de Obama de fechar as instala��es de Guant�namo no prazo de um ano, acabar com os interrogat�rios com tortura e encerrar as pris�es secretas da CIA no exterior envia uma mensagem forte ao mundo e apresenta uma nova era p�s 11 de setembro.

"O presidente Obama eliminou ontem as ferramentas mais pol�micas que seu antecessor usou contra os suspeitos de terrorismo", segundo o Post.

"Com o golpe de sua caneta, declarou de fato o final da "guerra contra o terrorismo", como foi definida pelo presidente George W. Bush, destacando ao mundo que o alcance do governo dos Estados Unidos na luta com seus inimigtos n�o ser� sem limites".

"Em uma ampla varredura dos advogados da administra��o Bush, Obama anulou cada ordem e opini�o sobre os interrogat�rios que todos os advogados do Poder Executivo emitiram depois de 11 de setembro de 2001", acrescenta o Post.

"Foi um final r�pido e repentino de uma era que, de todas as maneiras, estava chegando lentamente ao fim, � medida que crescia o sentimento p�blico contra os percebidos abusos de poder do governo".

O Los Angeles Times destacou as ambiguidades restantes, como o que fazer com os 245 prisioneiros de Guant�namo e como resolver seus casos judiciais, mas felicita Obama por reverter as pol�ticas de Bush.

"O presidente Obama come�ou a reabilitar a reputa��o deste pa�s no que diz respeito ao tratamento de suspeitos de terrorismo", afirma o jornal.

"Obama merece cr�dito por terminar com os piores excessos da administra��o Bush na "guerra contra o terrorismo" (...) Por�m, os decretos cont�m ambiguidades que demonstram o qu�o dif�cil ser� desatar o que criou o presidente Bush".

O Chicago Tribune considera a possibilidade de manter os suspeitos de terrorismo ainda detidos em Guant�namo "como prisioneiros de guerra enquanto durar o conflito ou at� que n�o representem mais uma amea�a", e ressalta que a luta contra a viol�ncia fundamentalista continua sendo dif�cil.

"Assegurar justi�a e condi��es civilizadas para os acusados, enquanto se protege o pa�s de inimigos sanguin�rios, � mais dif�cil nesta guerra que na maioria".

"Por�m, a nova administra��o pode fazer de maneira melhor que a �ltima", conclui.

Imprensa afirma que Obama declarou o fim da guerra contra o terrorismo.

Estudantes iranianos queimam uma imagem do presidente americano, Barack Obama, em Teer�.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir