Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-01-2009

Lula diz que juros têm que ser "adequados ao momento que vive o Brasil"
Presidente fez comentário ao visitar vice, José Alencar. Ele disse que é preciso ajustar crédito nos bancos públicos e privados.
Lula diz que juros têm que ser
Foto: G1

Lígia Guimarães

Ao visitar o vice-presidente da República, José Alencar, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a taxa básica de juros, Selic, deve estar de acordo com a situação econômica do país. "Achamos que é preciso que os juros sejam adequados ao momento que vive o Brasil", afirmou.

Ao deixar o hospital, o presidente também citou os juros. "Tenho certeza de que a hora que ele [Alencar] puder falar, a primeira coisa vai dizer é que é preciso reduzir a taxa de juros", brincou.

Na última semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou pela agressividade e anunciou uma redução de um ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira, para 12,75% ao ano.

Aos jornalistas, Lula contou sobre o telefonema do presidente norte-americano, Barack Obama, e disse que os Estados Unidos têm hoje uma situação econômica muito mais delicada que a do Brasil. Ele destacou, no entanto, que é importante ampliar a oferta de crédito. "Ainda precisamos ajustar o crédito nos bancos públicos e privados. Só assim a roda da economia vai girar", disse.

O presidente comentou ainda o anúncio feito pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na última quinta-feira (22), sobre mais R$ 100 bilhões que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá para empréstimos ao setor produtivo.

"Não estamos colocando dinheiro para salvar empresa. Estamos colocando dinheiro para fazer investimento."

Lula diz que juros têm que ser "adequados ao momento que vive o Brasil"
Presidente fez comentário ao visitar vice, José Alencar.
Ele disse que é preciso ajustar crédito nos bancos públicos e privados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir