Categoria Economia  Noticia Atualizada em 27-01-2009

Santander vai reembolsar clientes por perdas com "Caso Madoff"
Bernard Madoff, acusado de ser mentor de um esquema de fraudes.
Santander vai reembolsar clientes por perdas com
Foto: AP

O banco espanhol Santander anunciou nesta ter�a-feira (27) que encontrou uma "solu��o" para as perdas apuradas por seus clientes com investimentos em um fundo que foi afetado pela liquida��o da empresa do investidor Bernard Madoff, acusado de ter montado um esquema fraudulento que teria causado preju�zos de US$ 50 bilh�es pelo mundo.

O banco pretende reembolsar o principal aplicado por seus clientes, no montante equivalente a 1,38 bilh�o de euros. Em dezembro, o banco havia dito que a exposi��o total, incluindo rendimentos e as aplica��es de investidores institucionais, seria estimada em 2,33 bilh�es de euros.

Troca de ativos
O reembolso ser� feito por uma troca de ativos. Os investidores substituir�o as cotas que possuem no fundo por a��es preferenciais que ser�o emitidas pelo Grupo Santander. Esses pap�is pagar�o rendimento de 2% ao ano e ter�o uma op��o de compra, a ser exercida pelo banco, no d�cimo ano.

De acordo com a institui��o, essa decis�o deve gerar um impacto negativo de 500 milh�es de euros para o resultado do Santander, valor que j� foi provisionado no balan�o do quarto trimestre de 2008

A��es judiciais
A proposta de assun��o de parte das perdas foi anunciada no mesmo dia em que se teve conhecimento de que alguns clientes entraram com a��es judiciais coletivas contra o banco espanhol, alegando falta de dilig�ncia na supervis�o dos investimentos. As a��es foram registradas em um tribunal do estado norte-americano da Fl�rida pelos escrit�rios de advocacia Cremades & Calvo-Sotelo e Labaton Sucharow.

Apesar de se dispor a devolver o principal aplicado pelos clientes, o banco espanhol ressalta que a decis�o foi tomadas devido �s "circunst�ncias excepcionais do caso" e por "raz�es exclusivamente comerciais, pelo interesse que tem em manter sua rela��o de neg�cio com seus clientes". Ou seja, nega qualquer responsabilidade no caso.

Sobre as a��es judiciais, o banco disse que elas est�o sendo avaliadas.

Santander vai reembolsar clientes por perdas com "Caso Madoff"
Investidor � acusado de preju�zo de US$ 50 bilh�es com fraudes.
Clientes poder�o trocar cotas de fundo por a��es do banco.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir