Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-01-2009

Ahmadinejad pede aos EUA que retirem suas tropas de todo o mundo
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta-feira que o governo de Barack Obama deve retirar suas tropas
Ahmadinejad pede aos EUA que retirem suas tropas de todo o mundo
Foto: http://timesonline.typepad.com

TEER�, 28 Jan 2009 (AFP) - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta-feira que o governo de Barack Obama deve retirar suas tropas de todo o mundo para reallizar uma verdadeira mudan�a pol�tica e exigiu que os Estados Unidos pe�am desculpas pelos crimes cometidos contra o Ir�.

"Os que falam de mudan�a devem p�r fim � presen�a militar americana no mundo. Retirem suas tropas e levem-nas para o interior de suas fronteiras", afirmou Ahmadinejad num longo discurso em Jermenshah, transmitido pela televis�o estatal.

O presidente iraniano disse que Obama n�o "deve mais interferir nos assuntos de outros povos, e p�r fim ao apio aos sionistas sem ra�zes, ilegais e fantoches". Tamb�m reclamou mudan�as profundas e fundamentais na pol�tica da nova administra��o americana.

"Quem fala de mudan�a deve apresentar desculpas ao povo iranino e tentar reparar os maus atos do passado e os crimes que cometeu contra o Ir�", enfatizou.

Obama assegurou na segunda-feira que est� disposto a dialogar com o Ir� se Teer� "abrir o punho" amea�ador.

Ahmadinejad pede aos EUA que retirem suas tropas de todo o mundo.

Leia Mais

Ocidente impediu investiga��o do Holocausto, diz Ahmadinejad.

Teer�, 27 jan (EFE).- O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, voltou a criticar a postura sobre o Holocausto no Ocidente, acusado de impedir uma investiga��o hist�rica por interesses pol�ticos.

Em carta divulgada hoje pela emissora iraniana "PressTV", Ahmadinejad assinalou que "durante 60 anos, os pa�ses ocidentais bloquearam qualquer investiga��o sobre o Holocausto para manter sua domina��o sobre outras na��es".

Desde que em 2005 assumiu a Presid�ncia do pa�s, Ahmadinejad criticou com insist�ncia o apoio das na��es ocidentais a Israel, expressou d�vidas sobre o Holocausto e afirmou em diversas ocasi�es que o Estado judeu "est� pr�ximo de seu desaparecimento". EFE


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir