Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-01-2009

FELIZ EMPREGO NOVO
Come�amos mais um ano, com ele chegam tamb�m esperan�as, expectativas e sonhos, tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional
FELIZ EMPREGO NOVO

Por: Pablo Nascimento Beloni

Come�amos mais um ano, com ele chegam tamb�m esperan�as, expectativas e sonhos, tanto na nossa vida pessoal quanto na profissional. Sonhos de um emprego melhor, um aumento salarial, o reconhecimento do trabalho desenvolvido, enfim, expectativas de ver nesse ano o deslanchar de uma carreira de sucesso.

Todas essas expectativas ser�o muito positivas se vierem acompanhadas de atitudes que as transformem em algo real, se n�o, servir�o apenas para preenchermos a listinha de "frustra��es do ano" que sempre fazemos no dia trinta e um de dezembro.

Para que essas expectativas se tornem projetos e estes se materializem, voc� precisa sair de sua zona de conforto e buscar seus objetivos ou popularmente falando, "correr atr�s", porque as oportunidades para o desenvolvimento da sua carreira n�o cair�o do c�u, exceto para os profissionais da �rea metereol�gica.

Contam que na �frica, todas as manh�s uma gazela acordava sabendo que deveria conseguir correr mais do que o le�o se quisesse se manter viva. Todas as manh�s o le�o acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se n�o quisesse morrer de fome. Ou seja, n�o faz diferen�a se voc� � gazela ou le�o, quando o sol nascer voc� deve come�ar a correr!

Contextualizando essa hist�ria ao mercado de trabalho, n�o importa se voc� precisa manter seu emprego ou conquistar um, em ambas as situa��es voc� precisa correr, agir, ter atitude.

Os profissionais que est�o empregados precisam correr para manterem sua empregabilidade, pois a competitividade do mercado tem engolido aqueles que se absteem da procura pelo desenvolvimento profissional. Mas, al�m do desenvolvimento voltado para as compet�ncias t�cnicas, o profissional que n�o s� t�m mantido seu emprego, mas que, al�m disso, t�m se destacado, � aquele que � apaixonado e se sente feliz no que faz, que erradia alegria a todos que est�o ao seu redor e gera um desejo pessoal de constante aperfei�oamento.

Esse profissional apaixonado, feliz, se sobressai naturalmente, pois torna-se uma pessoa mais pr�-ativa, otimista, que valoriza liderados, pares e superiores. Tudo isso o leva a um engajamento maior e crescente com os objetivos e metas da organiza��o, que culminar� em reconhecimento e desenvolvimento de carreira, frutos dessa postura apaixonada.

N�o s�o incomuns as hist�rias que ouvimos do office-boy que se tornou o presidente da empresa ou da digitadora que ocupa hoje a posi��o de diretora de recursos humanos. Essas pessoas constru�ram carreiras t�o brilhantes, pois, al�m de desenvolverem seu capital intelectual, desde o in�cio, quando estavam na base da hierarquia, trabalharam com paix�o, valorizando suas atividades, por mais simples que poderiam parecer.

Se voc� acredita que sua fun��o � muito simples, ou que sua contribui��o n�o faria muita diferen�a para o alcance dos objetivos da empresa, mude de pensamento. Voc� � importante sim! Digo isso por um motivo simples, l�gico e capitalista: sua empresa n�o pagaria sal�rios e benef�cios a algu�m que fa�a algo sem import�ncia. Por isso, se valorize e ponha paix�o no que faz, por mais simples que possa parecer.

Para os profissionais que est�o � procura de uma coloca��o no mercado, � procura de um emprego, al�m de iniciativa, planejamento � a palavra chave. Aqueles que precisam correr para garantirem a sua ca�a, a tarefa � mais �rdua, isso � verdade, por isso, voc� precisa investir suas a��es de forma coordenada. Isso mesmo, at� na procura de um emprego precisamos nos planejar, ter estrat�gias.

Os resultados de uma a��o planejada ser�o muito mais positivos do que sair por ai "atirando" por todos os lados. Essa segunda estrat�gia � muito arriscada, voc� pode sim achar um emprego, mas como n�o direcionou suas a��es pode entrar numa empresa que n�o lhe trar� grandes expectativas para o futuro, ou poder� assumir uma fun��o fora da sua �rea, aqu�m da sua qualifica��o.

Por isso, antes de enviar um curr�culo, fa�a uma verdadeira investiga��o da empresa, procure coletar informa��es como: h� quanto tempo ela est� no mercado, sua reputa��o, quais s�os os seus produtos, seus valores e miss�o. Voc� pode coletar essas informa��es no pr�prio site da empresa ou com pessoas que est�o ligadas diretamente a ela, funcion�rios, ex-funcion�rios e clientes.

Esse cuidado � importante, porque depois que voc� est� empregado e recebe aquela proposta que tanto almejava, fica mais dif�cil se desligar desse novo emprego para assumir o outro, al�m da inconst�ncia que isso pode vir a demonstrar. Por isso, se planeje, voc� obter� muito mais sucesso tratando sua carreira como um verdadeiro neg�cio.

Veja essas dicas abaixo, elas s�o simples, mas eficazes e se aplicam � todos n�s que estamos "correndo" no mercado de trabalho:

- Se desenvolva, busque uma atualiza��o, fa�a cursos voltados para sua �rea, o mercado est� cada dia mais competitivo e sem atualiza��o voc� poder� ser engolido por ele, virar ca�a.

- N�o entregue a sua carreira nas m�os da sua empresa, ela ter� com certeza dezenas de carreiras como a sua para cuidar, ent�o, tome a dire��o e as iniciativas, voc� ser� um gestor muito mais qualificado para direcionar sua carreira do que o "pessoal do RH" de sua empresa, porque afinal, s� voc� sabe o que realmente te far� feliz e � isso que importa.

- Desenvolva compet�ncias que s�o importantes na sua vida profissional, aquelas que todas as empresas desejam, mas poucos profissionais da �rea t�m.

- Invista no seu marketing pessoal, fa�a seu trabalho aparecer, mas sem ser aparecido.

- Crie um curr�culo inovador, que o destaque da multid�o, que chame aten��o dos recrutadores, eles recebem dezenas de curr�culos por dia, por isso voc� precisa criar um diferencial.

O meu desejo � que neste ano, atrav�s da paix�o que voc� aplicar� em tudo que fizer e do planejamento que far� para sua carreira, tratando-a de maneira s�ria, como um neg�cio mesmo, voc� possa chegar no �ltimo dia desse ano colocando suas atuais expectativas na lista das "realiza��es do ano". E que voc� tenha neste ano: um feliz emprego novo!


Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir