Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-01-2009

Lei de igualdade salarial entre homens e mulheres nos EUA
Lei Lilly Ledbetter foi a primeira assinada por ele como presidente. Ela facilita o acesso � Justi�a em casos de discrimina��o sobre sal�rios.
Lei de igualdade salarial entre homens e mulheres nos EUA
Foto: AFP

Do G1, com ag�ncias internacionais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta quinta-feira (29) sua primeira lei desde que assumiu o cargo, a de Igualdade Salarial, em um ato emocionante do qual tomou parte Lilly Ledbetter, a trabalhadora que, com sua den�ncia, provocou a mudan�a da legisla��o nacional sobre o assunto.

Obama assinou a lei em frente �s c�meras, ao vivo, e acompanhado do vice-presidente, Joseph Biden, da secret�ria de Estado, Hillary Clinton, e da pr�pria Ledbetter, que se emocionou ao receber aplausos.

Ledbetter era supervisora da empresa de pneus Goodyear Tire and Rubber Company em Gadsden, no Alabama. Pouco antes de se aposentar, soube que, durante 15 anos, a empresa pagou a ela 40% menos que aos homens pelo mesmo tipo de trabalho.

Por esta raz�o, entrou com um processo e ganhou, mas a Suprema Corte americana posteriormente rejeitou a a��o, em uma vota��o por 5 a 4, na qual alegou que ela demorou muito para apresentar a queixa.

Segundo a Suprema Corte, a mulher devia ter entrado com o processo em um prazo de 180 dias desde o primeiro cheque "discriminat�rio" que recebeu.

A lei promulgada nesta quinta-feira por Obama suprime esta decis�o.

O texto -que foi aprovado pelo Congresso na semana passada- facilitar� os processos judiciais em casos de discrimina��o sobre sal�rios relacionados � idade, sexo, ra�a, religi�o ou pa�s de origem.

Um projeto similar havia sido vetado pelo ex-presidente George W. Bush.

"Com a assinatura desta lei, estamos defendendo um dos primeiros princ�pios desta na��o; que todos somos iguais e que temos direito a perseguir nossa pr�pria vers�o da felicidade", disse o presidente minutos antes da assinatura.

O democrata elogiou Ledbetter, uma mulher que "trabalhou duro e bem" e que, no entanto, ganhava menos que seus companheiros homens, em torno de US$ 200 mil durante seus 20 anos na empresa.

A hist�ria de Ledbetter � a "das mulheres de todo o pa�s que ainda ganham US$ 0,78 por cada d�lar ganho pelos homens, n�mero que � inclusive inferior no caso das negras", disse Obama.

Ele explicou que a reivindica��o de Ledbetter n�o � um tema de feminismo, mas de justi�a familiar, porque a discrimina��o salarial faz com que as fam�lias tenham menos dinheiro para educa��o, sa�de ou para sua pr�pria aposentadoria, algo importante nestes tempos de crise.

A igualdade salarial foi uma quest�o delicada durante a campanha eleitoral de 2008, especialmente entre sindicatos e mulheres. Em m�dia, as norte-americanas recebem 23% menos que os homens, enquanto as mulheres pertencentes a outras minorias ganham ainda menos.

Obama assina lei que busca igualdade salarial entre homens e mulheres
Lei Lilly Ledbetter foi a primeira assinada por ele como presidente.
Ela facilita o acesso � Justi�a em casos de discrimina��o sobre sal�rios.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Thayan Noyma Vasconcellos    |      Imprimir