Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 29-01-2009

MEC cancela vestibular 2009 de dois cursos de medicina
Medida vale para Severino Sombra e o Centro de Ensino Superior de Valen�a. Universidade Metropolitana de Santos dever� reduzir vagas.
MEC cancela vestibular 2009 de dois cursos de medicina
Foto: http://www.seminariobetania.com.br

A Secretaria de Educa��o Superior (Sesu) do Minist�rio da Educa��o anunciou nesta quinta-feira, 29, tr�s medidas cautelares para sanear cursos de medicina que apresentaram condi��es insatisfat�rias no processo de supervis�o.

As medidas fazem parte da conclus�o dos trabalhos da comiss�o que avaliou, de agosto a dezembro de 2008, a situa��o de 17 cursos que tiveram conceitos 1 e 2 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferen�a entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

As medidas anunciadas afetam os cursos da Universidade Severino Sombra, em Vassouras (RJ), da Universidade Metropolitana de Santos (SP) e do Centro de Ensino Superior de Valen�a (RJ).
Menos vagas

A Universidade Metropolitana de Santos deve reduzir de 80 para 50, por ano, o n�mero de alunos ingressantes por vestibular ou por demais processos seletivos. A decis�o vale para o vestibular de 2009, j� realizado.

No caso da Universidade Severino Sombra e do Centro de Ensino Superior de Valen�a, as medidas cautelares determinam a suspens�o do ingresso de alunos e do in�cio do ano letivo de 2009 at� que sejam sanadas as defici�ncias apontadas pela comiss�o.

Das institui��es que foram alvo de medidas cautelares ainda em dezembro de 2008, a Universidade Luterana do Brasil e a Universidade Igua�u (campus Nova Igua�u) apresentaram documenta��o que comprova o cumprimento das determina��es.

A exce��o foi o curso do campus de Itaperuna da Universidade Igua�u. Mesmo impedida de promover processos seletivos, a institui��o realizou vestibular poucos dias ap�s o an�ncio da medida, o que motivou a Secretaria de Educa��o Superior a recorrer � Justi�a.
Redu��o

A Universidade de Mar�lia, que deveria suspender o ingresso de alunos at� a amplia��o do n�mero de leitos do hospital universit�rio, com base em conv�nio com o Sistema �nico de Sa�de (SUS), apresentou comprovantes do cumprimento parcial da medida.

No entanto, de acordo com a avalia��o da Sesu, a nova estrutura ainda � insuficiente em rela��o ao n�mero de alunos e algumas �reas de ensino m�dico continuam deficientes, o que determinou a redu��o de cem para 50 no n�mero de alunos ingressantes.

A decis�o vale tamb�m para o vestibular realizado pela institui��o em dezembro de 2008, referente ao ano letivo de 2009.
Supervis�o

Durante os cinco meses em que a comiss�o de supervis�o realizou visitas in loco �s institui��es, foram avaliados aspectos como a organiza��o did�tico-pedag�gica do curso; a integra��o do curso com os sistemas local e regional de sa�de; a carga hor�ria dedicada ao SUS; o perfil dos quadros discente e docente; a infra-estrutura da institui��o e a oferta de disciplinas de pr�ticas m�dicas.

MEC cancela vestibular 2009 de dois cursos de medicina com notas baixas
Medida vale para Severino Sombra e o Centro de Ensino Superior de Valen�a. Universidade Metropolitana de Santos dever� reduzir vagas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir