Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-01-2009

Governador de Illinois sofre impeachment
Rod Blagojevich encerra sua defesa durante decis�o sobre impeachment do governo do Estado de Illinois.
Governador de Illinois sofre impeachment
Foto: AP

Rod Blagojevich foi destitu�do do cargo de governador de Illinois nesta quinta-feira (29) pelo Senado estadual. Ele ser� substitu�do por seu vice, Pat Quinn.

Blagojevich era acusado de corrup��o por tentar vender a vaga de Barack Obama no Senado. Ele chegou a ser detido em 9 de dezembro de 2008, mas se recusou a renunciar.

Obama renunciou ao mandato no Senado federal ap�s sua vit�ria nas elei��es presidenciais, em 4 de novembro. Nos Estados Unidos, cabe ao governador do estado indicar o substituto de um parlamentar em caso de ren�ncia ou perda do cargo at� a realiza��o de uma nova elei��o.

Na vota��o nesta quinta-feira (29), Blagojevich recebeu 59 votos contra, ou seja, todos os senadores votaram pelo seu impeachment. Este foi ainda o primeiro caso de um governador perder o cargo em 190 anos de hist�ria de Illinois.

O governador foi considerado culpado por diversas pr�ticas de tr�fico de influ�ncias. Al�m de trocar doa��es de campanha por favores pol�ticos, teria tentado usar sua autoridade para nomear o sucessor de Obama em troca de um posto no gabinete, de uma embaixada, ou de um cargo muito bem remunerado para ele, ou para sua mulher.

Em uma �ltima tentativa de continuar no governo do Estado, Blagojevich se defendeu no Senado de Illinois dizendo n�o ter feito nada de errado, e que o impeachment seria uma decis�o tomada sem provas das acusa��es contra ele.

"Voc�s n�o provaram um crime, e voc�s n�o podem provar porque ele n�o aconteceu", disse. "Como voc� pode tirar um governador do cargo com provas incompletas e insuficientes?".

Governador de Illinois sofre impeachment
Senado estadual votou contra perman�ncia de Rod Blagojevich.
Ele � acusado de tentar vender a cadeira deixada por Obama no Senado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir