Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 29-01-2009

George Mitchell pede a "consolidação do cessar-fogo" em Gaza
George Mitchell ao lado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas
George Mitchell pede a
Foto: AFP

RAMALLAH, Cisjordânia (AFP) — O emissário americano George Mitchell fez um apelo nesta quinta-feira em Ramallah, na Cisjordânia, à consolidação de um "cessar-fogo duradouro" em Gaza e reiterou o comprometimento de Washington em trabalhar pela paz no Oriente Médio.

"É importante consolidar um cessar-fogo viável e duradouro e incentivamos os esforços feitos neste sentido", declarou à imprensa, ao sair de uma reunião com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

Ele afirmou também que o governo do presidente Barack Obama está trabalhando para uma "paz duradoura" na região e que se atém a um regulamento básico sobre dois Estados, Israel e a Palestina, "coabitando em paz e segurança".

O cessar-fogo que colocou fim a uma ofensiva israelense de 22 dias na Faixa de Gaza (mais de 1.330 mortos) está cada vez mais ameaçado desde a morte de um soldado israelense terça-feira em um ataque com bomba na fronteira do território palestino controlado pelos islamitas dos Hamas.

Mitchell, que realiza sua primeira visita à região, pediu a adoção de um mecanismo para abrir permanentemente os postos de passagem da Faixa de Gaza para mercadorias, com a participação da Autoridade Palestina, expulsa do território pelo Hamas em junho de 2007.
"Para impedir o contrabando de armas para Gaza, precisamos adotar um mecanismo que permiae o encaminhamento de mercadorias a Gaza e isto deve ser feito com a participação da Autoridade Palestina", disse.

O emissário americano foi recebido por Abbas, após ter pedido a consolidação da trégua em vigor desde 18 de janeiro nas etapas anteriores de seu giro regional, no Egito e em Israel.

Abbas não exerce nenhum poder em Gaza, onde suas forças foram desalojadas pelo Hamas em junho de 2007, mas ele continua sendo o principal interlocutor da comunidade internacional, que defende um acerto negociado do conflito israelense-palestino.

Antes do encontro, dois foguetes, os primeiros desde o início do cessar-fogo, foram atirados nas últimas horas de Gaza contra o sul de Israel, sem deixar vítimas.

A aviação israelense reagiu lançando um ataque noturno na zona dos túneis de contrabando que ligam a Faixa de Gaza ao Egito.

Também realizou um ataque aéreo que feriu um policial do Hamas que circulava de moto e 17 outras pessoas, das quais 11 estudantes. O exército israelense afirmou que o policial atingido era um "terrorista" envolvido num ataque que matou terça-feira um soldado israelense na fronteira da Faixa de Gaza e ao qual Israel respondeu mais tarde com ataques aéreos.

O vice-ministro da Defesa israelense, Matan Vilnaï, avisou que Israel reagiria à retomada dos tiros de foguetes: "É claro que vamos reagir, mas precisamos ter paciência e não pretendemos revelar nossas intenções ao inimigo".

Ao receber Mitchell na quarta-feira, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, condicionou a abertura permanente dos pontos de passagem de Gaza ao destino de um soldado israelense (Gilad Shalit) capturado em junho de 2006 e detido pelo Hamas.

"Não aceitamos a fórmula "Shalit contra a abertura dos pontos de passagem". Shalit só será liberado em caso de troca de prisioneiros", disse o chefe no exílio do Hamas, Khaled Mechaal, em discurso em Doha na noite de quarta-feira.

O Hamas exige a reabertura das passagens no quadro de uma trégua formal negociada atualmente sob os auspícios do Egípcio.

Além disso, a ONU vai lançar um apelo de fundos de 613 milhões de dólares para ajudar os habitantes de Gaza atingidos pela ofensiva israelense, anunciou seu secretário-geral, Ban Ki-moon.

George Mitchell pede a "consolidação do cessar-fogo" em Gaza.

George Mitchell ao lado do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir