Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 05-02-2009

PRECISAMOS DE UM DEPUTADO FEDERAL
O Espírito Santo tem dez vagas na câmara federal, levando em conta que o estado tem 78 municípios
PRECISAMOS DE UM DEPUTADO FEDERAL

O Espírito Santo tem dez vagas na câmara federal, levando em conta que o estado tem 78 municípios, podemos concluir que muitas cidades ficam sem representantes em Brasília, e em Marataizes não é diferente, alem de ser uma cidade emancipada há pouco tempo, ainda não conseguimos eleger um deputado federal, o único deputado federal que teve na região foi Mario Moreira, mas na época Marataizes ainda não existia, e depois disso Marataizes esteve muito perto de conseguir uma vaga na câmara federal com a expressiva votação de Dr. Jander em 2006. A cidade que elege um deputado federal só tem a ganhar, alem de conseguir verbas federais com mais facilidade, o governo estadual olha para a cidade com mais carinho por saber que aquela cidade tem um representante na Câmara dos Deputados, por tudo isso Marataizes precisa eleger um deputado federal, mas a pergunta é, quem?
Analisando os nomes que teriam chance de se eleger a deputado federal chegamos a quatro pessoas (Jander, Toninho, Rudinho, Dilceia).

Jander não deve largar a prefeitura, não seria inteligente de sua parte. Os eleitores poderiam se sentir traídos, por eleger um prefeito e ele querer largar o mandato pele metade.

Toninho não deverá arriscar, pois se ele perder, será a segunda derrota consecutiva, contando as outras duas derrotas (1998-deputado federal, 2000-prefeito) ele estaria se desgastando politicamente.

Rudinho teria grandes chances de se eleger deputado federal, mas os projetos de Rudinho no momento são locais, como deputado estadual e quem sabe uma candidatura a prefeito em 2012.

Desses quatro nomes a única pessoa que uma candidatura à câmara federal faria bem é Dilceia Marvila, por vários motivos. Primeiro: ela é vice-prefeita, isso a credencia a tentar vôos mais altos, segundo: sua história política está em ascensão, terceiro: se ela não conseguir se eleger deputada federal isso não seria necessariamente uma derrota, e se ela ganhar, confirmaria ainda mais sua liderança no município e na Região Sul.

A verdade é que seria ótimo para Marataízes eleger um deputado federal com identificações com a cidade, uma pessoa que acima de tudo ame esta cidade, que está precisando avançar em várias áreas, principalmente no turismo e no esporte.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Mário Moreira    |      Imprimir