Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-02-2009

Presos vivem em condições precárias em celas lotadas no ES
Estrutura feita com chapas de aço abriga presos em delegacia de Serra
Presos vivem em condições precárias em celas lotadas no ES

Uma estrutura metálica, feita com chapas de aço, trancada com correntes e cadeados. Não há grades nem janelas. É neste lugar que estão os presos que aguardam decisão da Justiça para serem transferidos.

Em imagens feitas pelo Sindicato dos Investigadores de Polícia, os presos reclamam por meio de uma pequena abertura, usada normalmente para a entrega de comida. O ar é levado para dentro da cela metálica através de um sistema de tubulação. A estrutura é quente e apertada, e os presos não têm direito ao banho de sol. A informação é de que os presos não podem sair para o pátio por motivo de segurança. Nesta quinta-feira (5), 34 pessoas estavam dentro da cela de metal.

O problema acontece em uma delegacia na cidade de Serra (ES). A entrada da equipe de reportagem não foi autorizada e o delegado responsável não gravou entrevista. A Secretaria Estadual de Segurança informou que a situação lá dentro é provisória. Os presos saem à medida que aparecem vagas nas penitenciárias.

Não é de hoje que o Espírito Santo registra problemas de superlotação nas cadeias. No ano passado, presos ficaram trancados dentro de micro-ônibus em outras delegacias da Grande Vitória. Na cela, superlotada, em Cariacica (ES), onde deveria haver 34 presos, havia mais de 240.

A Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo quer que o Ministério Público entre com uma ação contra o Estado, por violação dos direitos humanos.

A Secretaria de Justiça do Espírito Santo reconheceu o problema e disse que espera abrir até o fim do ano mais 4 mil vagas com a inauguração de novos presídios.

Duas organizações internacionais que acompanham os direitos humanos no mundo condenam, frequentemente, as condições das cadeias brasileiras. O grupo Human Rights Watch aponta a lentidão da Justiça como uma das causas da superlotação nas prisões. E o relatório mais recente da Anistia Internacional diz que as más condições sanitárias e a violência continuam a afetar as cadeias brasileiras.

Presos vivem em condições precárias em celas lotadas no ES. Estrutura feita com chapas de aço abriga presos em delegacia de Serra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir