Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-02-2009

Secretaria de Finanças de Marataízes trabalhando com afinco
Uma anarquia generalizada, assim definiu o secretário de finanças Anquizes Meirelles
Secretaria de Finanças de Marataízes trabalhando com afinco
Anquizes Meirelles
Foto: Cristiano Fricks

Uma anarquia generalizada, assim definiu o secretário de finanças Anquizes Meirelles, quando indagado em que situação se encontrava a prefeitura municipal de Marataízes no dia 02/01/09, "eram papeis espalhados por todo lado, fiquei assustado quando entrei na sala que eu estaria ocupando de tanta sujeira. Em pleno período de verão sem qualquer planejamento estratégico, sem rotina de trabalho de como proceder com ambulantes, indefinição de reajustes de tributos, entrega de carnês de IPTU, falta de ramais telefônicos, o meu até hoje em alguns momentos fica mudo em meio a uma conversa, computador sem drive de placa de vídeo, serviço de protocolo não informatizado e sem paginação nos processos, o único veículo da Secretaria com a descarga estourada, uma liminar judicial para devolução de retenção de duodécimo da câmara referente ao mês de dezembro/08, o NAC Municipal com um computador que não funcionava, enfim, estava um caos".

Diante dos fatos o secretário solicitou imediatamente relatórios técnicos de cada setor (contábil, tesouraria, tributário e fiscal), de posse desses relatórios pode constatar que a primeira impressão era verdadeira. Uma vez que foi bastante propagado de que o município estava com um valor considerável disponível em caixa, "no entanto disponível encontramos muito pouco recurso, pois em nosso entendimento não podemos considerar recursos vinculados como disponíveis, ou seja, tinha dinheiro, mas quase todo comprometido em contas vinculadas da Educação, Saúde e Ação Social," disse Anquizes.

O secretário frisou ainda que no dia primeiro de janeiro, quando o Drº Jander tomou posse e anunciou o seu secretariado, ficou decidido que no dia 2 de janeiro iniciariam os trabalhos, "nesta ocasião fiquei tranqüilo, considerando que em 1997 junto a outros profissionais e com o próprio Dr. Jander que era Secretário Municipal de Saúde, participou da instalação do município de Marataízes, quando não tínhamos sequer maquina de escrever, computador e nenhum funcionário treinado, mas na verdade o que encontrei foi uma situação bastante complicada, pois até os servidores que sabidamente conheciam os serviços estavam inseguros. Especificamente na secretaria que estou ocupando, o cadastro imobiliário, o cadastro econômico, a divida ativa e a fiscalização já estavam situados na nova sede da PMM sem condições de atender plenamente aos contribuintes, no entanto a contabilidade, a tesouraria e a sala do secretário continuavam no prédio antigo. Foi quando, após nossa sugestão e por decisão do Prefeito, após levantamento realizado pela sua equipe técnica (administrativa, jurídica e de engenharia), retornamos a antiga sede que estava tomada de sujeira, muita sujeira por todo o lado, era como se estivesse passado um vendaval naquele lugar. No dia 5 de janeiro por questão de honra, disse ao prefeito, para o bem do povo maratimba, vamos abrir as portas à população para recolherem os seus tributos com os descontos previstos em lei. Eu acredito que diante do quadro que encontramos fizemos muito bonito, pois quebramos todos os recordes de arrecadação, percebi que a população acreditou em nossa proposta e em massa procuraram os setores de arrecadação para recolherem os seus respectivos tributos, afinal de contas historicamente no Brasil, são os menos favorecidos que pagam seus impostos em dia, neste caso especifico, foram eleitores do atual prefeito Dr. Jander Nunes Vidal. O IPTU do mês de janeiro/2009 foi tudo de bom, maior que o dos meses de janeiro do anos anteriores, desabafou Anquizes.

O secretário nos adiantou que já se encontram em andamento vários projetos para o município, e que já está confirmado a cessão de um veículo VW Gol para atender ao NAC (Núcleo de Atendimento ao Contribuinte), estamos promovendo junto com a Secretaria de Educação e a de Agricultura o II Seminário de Educação Tributária que será na Pousada Alto da Praia, enfim toda a Secretaria de finanças já está funcionando satisfatoriamente, pois conta com Servidores bem preparados, a grande maioria já havia trabalhado comigo por ocasião da instalação do Município e que já sabiam exercer as suas funções com grande desenvoltura, outros porém não conhecia pessoalmente, por exemplo a contadora e a auxiliar de contabilidade, com as quais tenho podido aprender muito neste início de gestão, pois são excepcionais.

Anquizes Meirelles da Cunha:

•Formado em Ciências Contábeis.

•Especialista em Matemática pela FERLAGOS.

•Especialista em Gestão Publica pela FAESA.

•Atualmente está se especializando em Logística pela UFES.

•Perito Contador Judicial com alguns trabalhos concluídos.

•Servidor concursado no Município de Itapemirim desde 1989 onde exerceu cargos nas áreas de Fiscalização, Fazendária, Contábil e Financeira.

•Em 1997 auxiliou na instalação do município de Marataízes, onde foi responsável pelo setor Fiscal e Fazendário do município e presidente da Comissão de Licitação.

•Secretário de Administração de Marataízes em 1999, em 1º/01/2003 retornou para o município de Itapemirim na ocasião trabalhando no cadastro imobiliário, tesouraria, contabilidade e coordenação de captação de recursos do município.

•Professor de Matemática por vários anos pelo sistema de DT da SEDU-ES;

•No atual mandato da prefeita Norma Ayub Alves ocupou a chefia de fiscalização tributaria de Itapemirim até 31 de dezembro de 2006.

•Antes de assumir a Secretaria de Finanças de Marataízes Anquizes ocupou ainda a Gerência de Coordenação Fazendária e financeira de Itapemirim.

•Junto ao Secretário Municipal de Finanças estava representando o município de Itapemirim num grupo de trabalho envolvendo todos os municípios produtores de petróleo e gás do Estado do espírito Santo.


    Fonte: O Autor
 
Por:  Cristiano Fricks    |      Imprimir