Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 11-02-2009

O PÍER “WALTER LUGíO”
Um verdadeiro e bonito cartão postal, isto não se discute, ponto final.
O PÍER “WALTER LUGíO”

Manoel Manhães [email protected]

Um verdadeiro e bonito cartão postal, isto não se discute, ponto final.

O "xis" da questão é que foi feito irregularmente (desvio de finalidade), sem autorização do governo do estado (DER-ES e INPH. A quem se interessar: OF/DER/DG/Nº: 3084/2008).

Houve licitação? Esta é outra questão. -Porque o ex-prefeito não convidou o governador? Resposta: obra ilegal e tanto o é que nos outdoors, espalhados pela cidade, em que o ex-prefeito declara suas obras, não declara a urbanização do píer.

NíO! Ninguém vai demolir a obra, em política não existe bobo. A natureza se encarregará disto na primeira ressaca marítima, assim não há desgaste político da atual administração e por isso mesmo nada foi comentado a respeito quando o vice-governador (então governador em exercício) Ricardo Ferraço aqui esteve para liberar a verba de complementação da obra (píer norte e sul).

Ocorre que, em obras dessa natureza, é preciso – segundo entendidos no assunto - uns 3 anos para as pedras se assentarem umas sobre as outras e outras menores entre elas e, entre estas, também, as areias ao sabor das marés. Na pressa de fazer a obra de urbanização (que não era de competência da municipalidade) foi feito de qualquer forma sem obedecer aos critérios estudados e considerados os corretos para tal.

Se o ex-prefeito tivesse sido reeleito ele, certamente, aguardaria o prazo previsto para adaptação da obra à natureza e a faria em consonância com os critérios estudados, mas perdeu as eleições e não quis perder a chance de escrever seu nome no píer, só que no afã de "gastar dinheiro público e esvaziar o caixa" não pensou no bolso do contribuinte.
O ex-secretário, que, certamente, não é engenheiro e se o é faltou metade das aulas, afirmou – segundo artigo neste site – que a obra duraria 100 anos. Só ele e os fabricantes do Titanic - que afirmaram que "Nem Deus afundaria aquele navio!" – para exprimir tamanha sandice, mas talvez ele seja o próprio Deus e saiba de coisas que a engenharia humana não saiba.

Repito: a obra é bonita, valorizou muito a praia central, é um cartão postal digno da Pérola do Sul, mas foi feita "nas coxas" e nós, cidadãos contribuintes, vamos arcar com os custos da irregularidade, pois foram aproximados 360 mil reais gastos indevidamente, outros tantos terão de ser gastos para reestruturação e manutenção e alguém tem que pagar por isso. -Sobrou pra quem?


    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir