Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-02-2009

Receita define regras para declaração do IR para 2009
A Secretaria da Receita Federal anunciou ontem que, na declaração do Imposto de Renda de 2009,
Receita define regras para declaração do IR para 2009

A Secretaria da Receita Federal anunciou ontem que, na declaração do Imposto de Renda de 2009, que começará a ser recebida em 2 de março, não será mais obrigatório que o contribuinte informe o número do recibo da declaração do ano anterior. Com isso, o órgão recuou em relação ao que foi adotado no ano passado e voltou ao modelo utilizado em 2007.

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, explicou, porém, que o contribuinte poderá enviar a declaração com o número do recibo, caso deseje. Segundo ele, um documento enviado sem o número do recibo é menos seguro.

A expectativa da Receita Federal é de receber 25 milhões de declarações do IR neste ano, volume acima dos 24,3 milhões de documentos recebidos em 2008. "Esse aumento não chega a ser significativo, considerando as pessoas que entregaram em atraso no ano passado", avaliou Adir.

O secretário Joaquim Adir revelou ainda que o contribuinte terá quatro horas a mais para declarar o IR neste ano. Em 2008, o prazo expirou as 20 horas do último dia de entrega. Neste ano, o prazo final terminará às 24 horas.

Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir