Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 12-02-2009

ETIQUETA NO VERíO
Boas maneiras não tiram férias. É sempre bom saber o que pode ou não na hora de curtir aquele sol na areia ou piscina
ETIQUETA NO VERíO
Foto: http://tintaspermanentes.blogs.sapo.pt

Praia e Piscina: não pague mico

Boas maneiras não tiram férias. É sempre bom saber o que pode ou não na hora de curtir aquele sol na areia ou piscina, dividindo esse bem estar com centenas de pessoas. A primeira coisa a ser observada é o local: a estrutura oferecida, segurança, alimentação. Devemos ficar atentos também aos horários – por questões de saúde, principalmente – para que nossa estadia tenha sempre um efeito positivo aos que nos cercam.

Em primeiro lugar a higiene, se estiver de pés descalços, passá-los na água antes de entrar na piscina; em segundo lugar, se o corpo estiver engordurado de protetor solar, não custa nada passar pelo chuveiro.

O traje de banho é de gosto pessoal. O que não vale é uma garota se apresentar de top less num clube ou numa piscina familiar com hábitos mais conservadores. A mesma adequação que você tem ao escolher o traje para atender um convite deve existir em relação à roupa de banho em público ou banho de sol.

Desde que você arrume seus pertences dentro de uma bolsa de praia e não espalhe tudo em sua volta, diminuindo o espaço em volta. Quanto à boia, cuidado heim! Imagina se todos tiverem a mesma idéia que você.

a piscina não é lugar para pique-nique. O lanche se resume a um sanduíche, a um refrigerante, e quanto aos descartáveis, jamais esqueça de mantê-los num saquinho plástico a parte. Com as facilidades de hoje em dia, a alimentação se torna uma grande diversão, mas é preciso sempre respeitar direitos e deveres básicos em uma sociedade. Alguns turistas acham que por estarem de férias, "podem tudo" e acabam transformando os belos momentos em situações constrangedoras para outros.

As regras básicas: 1)higiene (já foi comentado); 2)respeito ao espaço alheio dentro da piscina, isto significa não ficar sentada todo o tempo na escadinha conversando com os outros; 3) se você não tem certeza que sua amiga sabe nadar, por favor, não brinque em jogá-la dentro da água; 4) o cantinho de sombra de suas amigas vale ouro; 5) Assuntos á beira do mar ou piscina devem ser leves, descontraídos.

O erro mais comum ao freqüentar piscinas é pedir emprestado protetor solar, toalha de banho e até óculos escuros, objetos de uso pessoal.

Ser rico não significa ter educação. Ser pobre não significa não tê-la. É uma questão pessoal. Biquíni X maiô: depende do corpo, o que mais favorece uma mulher. Devemos ser espertas, a moda é democrática e cada um usa aquilo que lhe fica melhor.

A boa convivência entre jovens e idosos, homens e mulheres, crianças e adoslescentes tem que prevalecer. Por se tratar de um espaço público, todos tem que ter a consciência de respeitar os limites. E tomar cuidado com piadinhas, brincadeiras, e atitudes que podem ofender outras pessoas. Nunca é demais lembrar que o momento é de descontração. Deixe em casa, ou abandone bem longe o mau humor, a preguiça e principalmente os preconceitos.

A vida moderna exige cada vez mais diplomacia, pois dividimos nosso dia com centenas ou milhares de pessoas. Imagine polemizar com pelo menos 50% das pessoas com quem convivemos todos os dias? Seria uma catástrofe. Por isso, só vá em lugares em que se sinta bem. Experimentar significa estar aberto a novos conceitos, culturas, contatos e que podem ser gratificantes, desde que estejamos de coração e mentes abertos.

Praias e piscinas lotadas, agitação, filas em supermercados e em restaurantes, trânsito. Freqüentar lugares cheios e superpovoados gera ansiedade e irritação, principalmente quando o que se busca é tranqüilidade e sossego. Manter a calma e levar tudo na esportiva é a primeira regra de etiqueta para essas situações.

O Importante é ter bom humor, afinal, quem sai na chuva é para se molhar.

Em breve, mais dicas para seu verão.
Palestras Gratuitas: acesse http://ramonbarros.wordpress.com

Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir