Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 13-02-2009

Viúva do 11 de Setembro está entre vítimas de acidente aéreo
Beverly Eckert, que morreu no acidente desta quinta, segura foto de seu marido, Sean, vítima do 11 de Setembro, em foto de 2002.
Viúva do 11 de Setembro está entre vítimas de acidente aéreo
Foto: AP

Beverly Eckert, uma das passageiras do voo 3407, perdeu o marido no ataque terrorista contra o World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001. Não há informações se o casal tinha filhos.

A viúva estava no avião da Continental Airlines, que fazia o trajeto de Newark, em Nova Jersey, para Buffalo, no estado de Nova York. Ele caiu em uma área residencial de Clarence Center, no subúrbio da cidade, matando os 49 ocupantes e uma pessoa que estava em solo. O acidente ocorreu por volta das 22h20 (horário local, 1h20 no horário de Brasília) de quinta-feira (12).

Segundo Sue Bourque, irmã da vítima, Beverly iria a Buffalo para lembrar o aniversário do marido falecido, Sean Rooney, que completaria 58 anos. Essa era a cidade natal dele. Durante o fim de semana, Beverly também participaria de uma premiação na escola Canisius High School, criada por ela em homenagem a Rooney.

Mesmo antes da confirmação das mortes, Sue já esperava o pior. "Sabemos que ela estava naquele avião e que agora está com ele [o marido]", afirmou a irmã da vítima ao jornal local "Bufallo News".
Encontro com Obama

Beverly continuou morando na mesma casa em Stamford, Connecticut, mesmo após a morte do marido -- os dois começaram a namorar na adolescência, segundo o "Bufallo News". A vítima do acidente aéreo era uma das representantes da organização Voices of Sept. 11, criada para defender as famílias dos mortos nos atentados terroristas de 2001.

Por conta de sua participação nesse grupo, Beverly se encontrou na semana passada com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, para discutir como a nova administração trataria os suspeitos de terrorismo. "Ela era muito importante para nosso trabalho", afirmou Mary Fetchet, outra ativista do grupo.

Depois dos atentados, a viúva deu entrevistas contando sobre os últimos momentos de seu marido: do World Trade Center, ele ligou para dizer que a amava. A ligação foi interrompida por uma forte explosão, segundo a agência de notícias Associated Press.

A viúva do 11 de Setembro passou meses no Congresso, depois dos atentados, defendendo a mudanças no serviço de inteligência dos Estados Unidos, para evitar o terrorismo. Quando algumas dessas alterações foram aprovadas, em 2004, Beverly declarou que queria voltar a ter uma via normal.

"Fiz tudo isso pela memória de Sean, fiz isso por ele. Há uma euforia por sabermos que chegamos ao topo da montanha. Eu queria apenas que Sean voltasse para casa depois do trabalho e, talvez agora, o Sean de outra pessoa poderá voltar para casa", afirmou Beverly, comentando na época as mudanças na lei voltadas à prevenção de atos terroristas.

Acidente

Ainda não se sabem os motivos do acidente. No momento da queda, havia neve e chuva na região, condições meteorológicas normais para esta época do ano. A Federal Aviation Administration (Administração Federal de Aviação, FAA) informou que seus especialistas iriam começar a apurar as causas do acidente logo ao amanhecer.

A fabricante canadense Bombardier também anunciou que vai enviar uma equipe ao local. Em 2007, a Scandinavian Airlines havia retirado de sua frota 27 aeronaves semelhantes ao avião acidentado nesta quinta-feira, por conta de problemas no trem de pouso.

Richard Kolko, porta-voz do FBI, disse que não há nenhum indício de que o acidente tenha relação com questões de segurança. Amy Kudwa. porta-voz do Departamento de Segurança Interna, disse em Washington que não há terrorismo no caso. "Todos os indícios são de que se trata de um evento de segurança aérea", disse.

Em mensagem em seu site, a Continental Airlines expressa pesar e solidariedade aos familiares das vítimas e diz que vai montar um ponto de assistência às famílias na cidade e divulgou um telefone para informações: 55-1-800-621-3263. A lista com os nomes ainda não foi divulgada. A empresa também disse que a Colgan, que é uma terceirizada, está "colhendo informações" sobre o acidente.

Este foi o primeiro acidente fatal de um avião comercial de grande porte nos EUA desde que, em agosto de 2005, um jato da Comair saiu da pista no Kentucky.

Há menos de um mês, um avião da US Airways fez um bem sucedido pouso de emergência no Rio Hudson, e todos os 155 a bordo escaparam ilesos. Os primeiros dados da investigação mostra que o acidente provavelmente ocorreu depois que pássaros foram tragados pelas duas turbinas. Em 20 de dezembro de 2008, um avião da Continental saiu da pista em Denver, no estado do Colorado, ferindo 38 pessoas.
Áudio

A rede CNN teve acesso ao áudio da comunicação entre a torre de comando e a tripulação antes do acidente. Segundo a rede, não havia nada de incomum na voz dos tripulantes. Cerca de dois minutos depois, os controladores tentaram contato e não conseguiram. Pediram então para que um avião que estava por perto para avistar o Dash, e o piloto, que seria uma mulher, respondeu que não via nada.

O piloto John Lucich, consultado pela CNN, disse que as conversas trocadas entre a torre de controle e o avião seguiam o procedimento convencional e que o Dash "é um aparelho sofisticado", preparado para condições climatológicas adversas.
Céu laranja

"Todo o céu ficou laranja", disse Bob Dworak, que mora próximo ao local do acidente. "De repente, houve um grande estrondo, e a casa explodiu."

Em entrevista à CNN, Keith Burtis, outro morador, disse que estava dirigindo rumo a uma loja a cerca de 1,5 km do local do acidente quando o avião caiu. "Foi um estrondo", contou. "Como se fosse um pequeno terremoto." Tony Tatro, outra testemunha, disse que viu o avião voando baixo e logo percebeu que ele tinha problemas.

Bombeiros faziam o rescaldo da região atingida na manhã desta sexta, sob o olhar desolado dos moradores. Ao chegar ao local, eles ainda tentaram se aproximar do avião para ver se havia sobreviventes, mas não foi possível. Doze casas próximas tiveram de ser evacuadas por medida de segurança.

Clarence é uma localidade que está crescendo, a leste da Buffalo, largamente residencial, mas com trechos rurais. O local do acidente é uma rua de casas de família com fundos para bosques.

Chris Collins, autoridade do condado de Erie, disse que, seis horas depois do acidente, o local ainda estava "quente" demais para que começassem as investigações. Segundo ele, o avião levava 2,2 toneladas de combustível, que aparentemente explodiram.

A policial Rebecca Gibbons disse que foi "impressionante" o fato de que o avião destruiu apenas uma casa e que o fogo não atingiu as edificações vizinhas.

* Com informações das agências AP, EFE, France Presse e Reuters

Viúva do 11 de Setembro está entre vítimas de acidente aéreo em Nova York
Beverly Eckert era casada com Sean Rooney, morto no WTC em 2001.
Ela se encontrou com Barack Obama para discutir o terrorismo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir