Categoria Religião  Noticia Atualizada em 14-02-2009

Bento XVI diz que Vaticano é realidade pacífica
O papa disse que o Vaticano "é, na realidade, um ponto quase invisível nos mapas da geografia mundial
Bento XVI diz que Vaticano é realidade pacífica
Foto: AFP

Roma, 14 fev (EFE).- O papa Bento XVI disse hoje que o Estado do Vaticano, que celebra seus 80 anos de existência, é "uma realidade pacificamente adquirida, mas nem sempre bem entendida em sua razão ser e nas várias tarefas necessárias a desempenhar".

Bento XVI fez estas declarações ao receber em audiência os participantes da conferência sobre estudos dos Pactos de Latrão e do 80º aniversário da fundação do Vaticano.

O papa disse que o Vaticano "é, na realidade, um ponto quase invisível nos mapas da geografia mundial, um Estado pequeno e desarmado, privado de Exércitos temíveis e aparentemente irrelevante nas grandes estratégias geopolíticas internacionais".

Bento XVI comemorou a "independência absoluta da Santa Sé e do Estado" e afirmou que o Vaticano "é o centro de irradiação de uma constante ação para a solidariedade e o bem comum".

"Não é verdade que, por isso, e de todas as partes, se olha para este pequeno limbo da terra com grande atenção?", perguntou o papa.

"De seu coração, onde perto do túmulo de São Pedro vive o papa, se envia uma incessante mensagem de progresso social, de esperança, de reconciliação e de paz ", disse.

O Estado vaticano, que celebra os 80 anos de sua fundação, tem uma superfície de 44 hectares, para uma população de cerca de mil pessoas. O papa é o soberano absoluto e a bandeira oficial é amarela e branca. EFE

Bento XVI diz que Vaticano é realidade pacífica, mas nem sempre bem-entendida.

Leia mais

Vaticano afirma que viagem do Papa a Israel é decisão corajosa

CIDADE DO VATICANO (AFP) — A decisão do Papa Bento XVI de viajar a Israel, apesar da delicada situação política neste país, foi chamada neste sábado de gesto "corajoso" pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

"Há muita incerteza política e muitas divisões internas. As tensões continuam nesta região, tão afetada pelos conflitos recentes e marcada pela guerra que tem devastado a Faixa de Gaza e ferido profundamente seu povo", declarou Lombardi à Rádio Vaticano.

"Viajar a Israel foi uma decisão corajosa", comentou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Bento XVI confirmou na quinta-feira que visitará Israel, em uma tentativa de atenuar as polêmicas com os judeus depois da reintegração à Igreja de um bispo que nega a existência do Holocausto.

Na ocasião, o Papa condenou os que negam o Holocausto e advertiu que "negar ou minimizar este crime é intolerável e inaceitável".


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir