Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 16-02-2009

Jacaré branco faz sucesso nos Estados Unidos
Segundo o diário britânico Telegraph, um jacaré branco saído dos pântanos da Louisiana nos Estado
Jacaré branco faz sucesso nos Estados Unidos
Foto: www.g1.com.br

Segundo o diário britânico Telegraph, um jacaré branco saído dos pântanos da Louisiana, nos Estados Unidos, está fazendo sucesso num parque temático na Flórida, chamado Gatorland. Seu nome é Bouya Blan e o animal é um dos apenas 12 de sua espécie existentes no mundo.

Bouya, que pesa quase 227 quilos e tem 22 anos, é um dos quatro jacarés brancos mantidos no parque. "As pessoas ficam apavoradas quando os veem, uma olhada para aqueles frios olhos azuis causa arrepios", diz Mark McHugh, presidente da Gatorland.

Os répteis foram descobertos, ainda pequenos, por trabalhadores de uma empresa de Lousiana, que pesquisavam a área em 1986. Ao todo, foram encontrados 17 jacarés desse tipo na região. O grupo acabou levando os animais para um zoológico em New Orleans, mas poucos sobreviveram. No ano passado, eles foram encaminhados para Gatorland.

Os animais não são albinos, mas têm uma particularidade genética chamada leucismo, que reduz a pigmentação na pele. Eles têm uma pequena quantidade de pigmentação ao redor da boca e do rabo, além de olhos azuis.

"Eles são de 3 a 3,5 metros maiores em comprimento do que os jacarés normais, e mais vulneráveis a predadores, já que a menor pigmentação os impede de ter uma camuflagem natural", diz Tim Williams, também da Gatorland. Os jacarés brancos são também muito sensíveis à luz solar e precisam tomar muita vitamina D. Os funcionários do parque agora trabalham para criar novos jacarés brancos, por meio de duas fêmeas normais que carregam o gene do leucismo. "Nossa esperança é que à luz de velas, com uma música tranquila e talvez um pouco de vinho nós possamos trazer ao mundo novos animais desses no futuro próximo", brinca Willians.

Jacaré branco faz sucesso nos Estados Unidos



Fonte:

Acesse o G1Mariana Caetano

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir