Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-02-2009

Câmara vai disponibilizar detalhes sobre verba indenizatória
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, que, em 45 dias,...
Câmara vai disponibilizar detalhes sobre verba indenizatória
Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias

BRASÍLIA - A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira, por unanimidade, que, em 45 dias, todas as informações sobre as notas fiscais apresentadas pelos parlamentares para comprovar os gastos com a verba indenizatória serão disponibilizadas no portal Transparência no site do parlamento.

A partir de então, todo cidadão poderá tomar conhecimento do tipo de despesa feita pelo deputado, o nome do fornecedor do material ou serviço, número da nota fiscal e valor correspondente. "Se não acabar [com as críticas], não sabemos mais o que fazer", alegou o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP)

Hoje, cada parlamentar tem direito a R$ 15 mil mensais para custear gastos com viagens, gasolina, hospedagem e divulgação do mandato parlamentar, além do salário de R$ 16.512,00 mensais.

O primeiro-secretário Rafael Guerra (PSDB-SP) garantiu que o parlamentar que apresentar nota fiscal fria pode ser processado por quebra de decoro. "Ninguém aqui vai acobertar nota fria", disse.

De acordo com Marcelo Ortis (PV-SP), suplente da Mesa Diretora, não será possível disponibilizar as notas fiscais retroativas ao início do mandato parlamentar, pois o volume de documentos é muito grande. "São quase 17 mil notas por mês", informou.

O pagamento da verba indenizatória voltou à pauta do parlamento após denúncia de que o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) – dono do castelo no sul de Minas Gerais – teria usado a verba para pagar serviços de segurança fornecidos pela sua própria empresa.

Câmara vai disponibilizar detalhes sobre verba indenizatória em 45 dias.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir