Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-02-2009

Kosovo comemora um ano sobre a declaração da independência
Faz hoje um ano que o Kosovo, província sérvia de maioria albanesa, proclamou a independência
Kosovo comemora um ano sobre a declaração da independência
Foto: http://www.jornaldigital.com

Pristina – Faz hoje um ano que o Kosovo, província sérvia de maioria albanesa, proclamou a independência, estatuto já reconhecido por Portugal e por mais 53 países, apesar da Sérvia continuar a reclamar sua soberania sobre o território.

Os albano-kosovares festejam hoje um ano sobre a proclamação da independência do Kosovo, território sérvio de maioria albanesa. O estatuto de independente do Kosovo já foi reconhecido por 54 países, entre os quais os Estados Unidos e a maioria dos Estados-membro da União Europeia, sendo que continua a haver pressão para que os restantes 22 membros o façam. A Sérvia continua a reclamar soberania sobre o Kosovo.

As tensões que ainda existem com a minoria sérvia, a fragilidade da autonomia política do Kosovo e a forte dependência do apoio económico da comunidade internacional não impendem a jovem nação de festejar a data. Para impedir que as tensões étnicas se materializem em violência, uma missão das Nações Unidas, um contingente militar da NATO e uma missão de Justiça e polícia da União Europeia estão presentes no Kosovo. Esta presença não impede porém alguns episódios pontuais de tensão como o que teve lugar no sábado quando explodiu uma granada na cidade, causando apenas danos materiais.

O primeiro-ministro kosovar afirmou ter recebido mensagens de felicitações pelo aniversário da independência do presidente norte-americano, Barack Obama, e de outros dirigentes mundiais. Obama sublinhou que os Estados Unidos vão continuar a «apoiar o Kosovo multiétnico». As comemorações da indepedência, declarada a 17 de Janeiro de 2008, continuam nas ruas da capital e cidadão de outras zonas do Kosovo deslocaram-se a Pristina para celebrar os festejos, que começam com uma sessão solene no Parlamento. Após os discursos do Presidente do Kosovo e do primeiro-ministro perante os deputados, está prevista uma marcha de estudantes sob o lema «caminhando até à independência».

(c) PNN Portuguese News Network.

Kosovo comemora um ano sobre a declaração da independência.

Faz hoje um ano que o Kosovo, província sérvia de maioria albanesa, proclamou a independência.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir