Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 18-02-2009

Facebook volta atrás e desiste de mudanças nos termos de uso
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, anunciou que a empresa desistiria dos novos termos de uso.
Facebook volta atrás e desiste de mudanças nos termos de uso
Foto: AFP

Depois de uma onda de protesto de seus usuários, o site de relacionamentos Facebook anunciou na noite de terça-feira (17) que vai deixar de lados seus novos termos de uso, anunciados no início de fevereiro. Uma das principais polêmicas dessa novidade surgiu quando a rede social anunciou que não deletaria informações divulgadas por um usuário, mesmo depois de ele cancelar sua conta no site.

A rede de relacionamentos prometeu divulgar novos termos de uso, nas próximas semanas, com base no feedback (retorno) dado pelos internautas insatisfeitos. "Nossa próxima versão fará uma revisão importante do momento em que estamos agora", afirmou o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, no post desta terça. O novo texto, continuou, será escrito de uma forma clara, para que todos possam entendê-lo.

Em outro post, este divulgado na segunda-feira (16), Zuckerberg quis explicar algumas das mudanças, para acalmar os ânimos dos usuários de seu serviço.

"Quando uma pessoa compartilha algo como uma mensagem com um amigo, duas cópias daquela informação são criadas: uma na caixa de mensagens enviadas do próprio usuário e outra na caixa de entrada de seu amigo. Mesmo se o usuário desativar sua conta, o amigo terá uma cópia da mensagem. Achamos que essa é a forma correta de o Facebook funcionar, e ela é consistente com outros tipos de serviço, como o de e-mails. Uma das razões pelas quais atualizamos nossos termos de uso era para deixar isso mais claro", escreveu.

As alterações, diz o "New York Times", não tinham causado grande impacto até domingo (15), quando o blog Consumerist fez um post questionando as alterações. "Agora, tudo o que você publicar no Facebook pode ser usado pelo site da maneira como eles quiserem, para sempre, não interessa o que você fizer depois", diz o texto que deu início aos protestos. O post teve mais de 300 mil acessos.

Ao anunciar a desistência, Zuckerberg quis dar aos usuários a dimensão da importância dessas regras. "Mais de 175 milhões de pessoas usam o Facebook. Se o site fosse um país, seria o sexto mais populoso do mundo. Nossos termos não são apenas um documento para proteger seus direitos: eles regulamentam a forma como o serviço deve ser usado em todo o mundo. Considerando essa importância, precisamos garantir que os termos reflitam os princípios e valores das pessoas que utilizam o site."

Desculpas

Em dezembro de 2007, o site viveu uma situação parecida ao implementar uma nova plataforma de anúncios, chamada Beacon. Também por conta de reclamações dos usuários, que não gostaram da forma como a novidade funcionava, Zuckerberg fez um pedido público de desculpas.

"Cometemos muitos erros desenvolvendo essa ferramenta, mas cometemos ainda mais em sua implementação. Simplesmente fizemos um mau trabalho com esse lançamento e peço desculpas por isso. Estou muito desapontado com nossos erros e aprecio todo o feedback que recebemos dos usuários" afirmou Zuckerberg.

Facebook volta atrás e desiste de mudanças nos termos de uso
Novas regras mantinham dados, mesmo depois de usuário apagar a conta.
Blog levantou polêmica e site de relacionamentos desistiu das alterações.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir