Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2009

Lula defende presença de Dilma em inaugurações do PAC
Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, na inauguração da Usina Hidrelétrica São Salvador, em Tocantins, no último dia 5
Lula defende presença de Dilma em inaugurações do PAC
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência

Jeferson Ribeiro e Eduardo Bresciani

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira (18) durante a reunião do Conselho Político da Coalizão do governo –que reúne líderes congressistas e presidentes de partidos da base aliada– a aparição da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em eventos de inauguração de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"O presidente disse que não quer antecipar a campanha, mas que como a ministra é gestora do PAC é natural que ela participe das inaugurações dessas obras", disse o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (PSB-ES).

Na avaliação do presidente, Dilma vai às inaugurações como o ministro da Educação, Fernando Haddad, vai a inaugurações de escolas e o ministro da Saúde, José Temporão, a inaugurações de hospitais e unidades de saúde.

Nesta quarta-feira, os dois maiores partidos de oposição –Democratas e PSDB– ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma consulta sobre as atividades da ministra. As legendas questionam a legalidade da realização de pré-campanhas antes de período eleitoral.

O deputado Roberto Magalhães (DEM-PE) pede a responsabilização dos governantes por propaganda antes da hora. Na consulta, os partidos perguntam se "constitui propaganda eleitoral extemporânea a realização de eventos que, a pretexto de difundirem os feitos de gestões governamentais em andamento, buscam impulsionar a pré-candidatura de determinados agentes públicos".

A Casa Civil não se manifestou sobre as declarações do presidente e da oposição.

Lula defende presença de Dilma em inaugurações do PAC
Ele disse a parlamentares que participação é "normal" em eventos do tipo.
Para oposição, presença da ministra é campanha antecipada para 2010.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir