Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-02-2009

Sem acordo, governadores vão para jantar com Obama .
Michelle entra na cozinha antes de jantar com governadores Na pauta está pacote econômico elaborado pela equipe do presidente.
Sem acordo, governadores vão para jantar com Obama .
Foto: Kevin Lamarque

Os governadores americanos discordaram neste domingo (22) sobre o conteúdo e a utilidade do plano de reativação econômica aprovado pelo governo, a poucas horas de um jantar com o presidente Barack Obama, em uma conferência que durante três dias reuniu os governantes estatais.

Alguns governadores republicanos criticaram a distribuição dos US$ 787 bilhões nos aspectos ideológico e prático.

No entanto, a maioria dos democratas e alguns republicanos comemoraram a chegada da ajuda do governo federal, considerando o pacote como uma solução temporária para minorar os estragos produzidos pelo desemprego.

O republicano Mark Sanford, governador da Carolina do Sul, estimou que o plano de reativação não poderá se sustentar sem que haja um aumento de impostos.

Às vezes parece que estamos nos tempos de Stalin, na União Soviética: um número X de empregos será criado porque Washington assim o quer. Desse jeito, não vamos gerar postos de trabalho, disse Stanford à rede de televisão Fox News, neste domingo.

Assim como outros governadores republicanos, Stanford ameaçou devolver pelo menos uma parte dos US$ 8 bilhões atribuídos a cada Estado, afirmando que a ajuda obrigaria a Carolina do Sul a estender programas de combate ao desemprego que não poderá manter. Mais cedo, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger havia chamado o pacote de fantástico.

Já a democrata Jennifer Granholm, governadora de Michigan - Estado fortemente atingido pela crise no setor automobilístico - afirmou ser necessário deixar de lado as considerações ideológicas. Aos republicanos que querem devolver o dinheiro, respondeu: eu aceitarei seus dólares.

Sem acordo, governadores vão para jantar com Obama .
governadores Na pauta está pacote econômico elaborado pela equipe do presidente.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir