Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2009

EUA pressionam Israel a aliviar bloqueio a Gaza
Comboio de caminh�es carregados de ajuda alimentar para Gaza aguarda libera��o no terminal Kerem Shalom, na fronteira com Israel
EUA pressionam Israel a aliviar bloqueio a Gaza
Foto: AFP

JERUSAL�M, Israel (AFP) � A secret�ria de Estado americana, Hillary Clinton, est� pressionando Israel a suspender os obst�culos � entrada de ajuda humanit�ria na Faixa de Gaza, submetida a um r�gido bloqueio desde meados de 2007, informa o jornal israelense Haaretz.

Hillary enviou na semana passada pasada mensagens neste sentido por meio de v�rios canais, expressando seu descontentamento com as travas impostas por Israel para a passagem da ajuda.

O jornal informa ainda que que o senador americano John Kerry criticou na semana passada a recusa de Israel de autorizar a entrada de massas na Faixa de Gaza.

Depois da interven��o de Kerry, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, permitiu, segundo o jornal, a entrada deste tipo de alimento, que o governo israelense n�o considera um produto de primeira necessidade, ao contr�rio do arroz.

Kerry, presidente da comiss�o de Rela��es Exteriores do Senado americano, fez uma visita sem precedentes na semana passada � Faixa de Gaza, devastada pela �ltima ofensiva militar israelense (27 de dezembro - 18 de janeiro).

Israel condiciona a reabertura dos pontos de passagem com Gaza � liberta��o do soldado Gilad Shalit, sequestrado em junho de 2006.

EUA pressionam Israel a aliviar bloqueio a Gaza.
Comboio de caminh�es carregados de ajuda alimentar para Gaza aguarda libera��o no terminal Kerem Shalom, na fronteira com Israel.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir