Categoria Economia  Noticia Atualizada em 25-02-2009

Queda das exportações no Japão provoca déficit comercial rec
Caminhonetes estacionadas para exportação em pátio da NIssan em Yokohama, Japão
Queda das exportações no Japão provoca déficit comercial rec
Foto: AFP

TÓQUIO, Japão (AFP) — O Japão mergulhou ainda mais na recessão em janeiro, registrando um déficit comercial recorde causado por uma queda sem precedentes das exportações no contexto de crise econômica mundial.

O arquipélago teve em janeiro um déficit comercial de 952,58 bilhões de ienes (7,9 bilhões de euros), anunciou nesta quarta-feira o ministério das Finanças.

Este foi o maior déficit comercial registrado no Japão, ultrapassando o recorde anterior de 824,8 bilhões de janeiro de 1980.

Os economistas esperavam no entanto um déficit ainda mais elevado, da ordem de 1,150 trilhão de ienes, segundo pesquisa realizada pelo jornal Nikkei com 24 deles.

A balança comercial japonesa caiu no vermelho pelo quarto mês consecutivo, confirmando a gravidade da recessão que atinge a segunda economia mundial, que depende em grande parte de suas exportações.

"O Japão é particularmente vulnerável à crise (econômica mundial) porque o comércio está no centro de sua economia", destacou Pascal Lamy, o diretor geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), em visita a Tóquio.

Em janeiro, as exportações caíram de 45,7% em um ano, a 3,482 trilhões de ienes, a mais forte queda já registrada, enquanto as importações baixaram 31,7%, ficando em 4,435 trilhões destacou o ministro.

As exportações japonesas caíram 46,7% para a China, 52,9% para os EUA, 47,4% para a União Européia e 65,5% para a Rússia, fortemente derrubadas pelo setor automobilístico, e a eletrônica.

As exportações totais de veículos sofreram uma queda de 66,1% (queda de 80,7% para os EUA, de 69,7% para a UE e queda de 69,4% para a China).

As exportações de equipamentos eletrônicos recuaram 47,2%.

A queda das importações pode ser explicada principalmente pelo recuo das compras de petróleo de 64,2% em valor e de 8,0% em volume, em razão da baixa dos preços constatada nos últimos meses e o desaquecimento do consumo no Japão devido à crise.

As importações de minério de ferro caíram 7,6% e as de produtos alimentares, 12,7%.

"Com a crise econômica mundial, o modelo japonês de dependência das exportações não funciona mais nada", constatou Kyohei Morita, chefe economista para o Japão no Barclays Capital.

Com a queda das exportações e a consequente diminuição dos investimentos, o país entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008. No quarto trimestre, sua economia recuou 12,7% em ritmo anual, sua pior queda desde o choque do petróleo de 1974.

Queda das exportações no Japão provoca déficit comercial recorde.

Caminhonetes estacionadas para exportação em pátio da NIssan em Yokohama, Japão.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir