Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 25-02-2009

Problema no Gmail está ligado à manutenção de banco de dados
Serviço gratuito de e-mail do Google ficou fora do ar na terça-feira (24).
Problema no Gmail está ligado à manutenção de banco de dados
Foto: Reprodução

Um post no blog oficial do Gmail afirma que o serviço de e-mail do Google ficou fora do ar nesta terça-feira (24) por conta de uma manutenção de rotina no banco de dados da Europa.

"Os efeitos colaterais inesperados estão ligados a códigos novos que tentam manter as informações geograficamente próximas de seus donos. Isso aumentou muito o tráfego do data center na Europa e causou um efeito cascata dos problemas, de um banco de dados para os outros", escreveu Acacio Cruz, gerente do Gmail, no blog oficial da ferramenta. Segundo ele, os problemas já foram encontrados e consertados.

"Sabemos quão dolorosa é uma interrupção como essa (...). Sempre investigamos as causas de raras interrupções como essa, para prevenirmos problemas similares no futuro", continuou Cruz.

O Gmail, um dos serviços de e-mail gratuito mais populares do mundo, ficou bloqueado por mais de três horas a partir de 6h30 (de Brasília) de terça, de acordo com a agência Efe.

Quem entrava nas contas do Gmail na terça, após o acesso ter sido normalizado, tinha de digitar caracteres espaço para seguir a outra página, em um teste conhecido como Captcha, que determina se o usuário é humano.

Problema no Gmail está ligado à manutenção de banco de dados europeu
Serviço ficou fora do ar nesta terça-feira (24) e já voltou ao normal.
Causa da falha foi divulgada no blog oficial do serviço de e-mail.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir