Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 27-02-2009

Vaticano considera desculpas de Williamson insuficientes
As declara��es de ontem do bispo lefebvriano Richard Williamson nas quais pedia "perd�o" por seus coment�rios sobre o Holocausto...
Vaticano considera desculpas de Williamson insuficientes
Foto: AFP

Cidade do Vaticano, 27 fev (EFE).- As declara��es de ontem do bispo lefebvriano Richard Williamson nas quais pedia "perd�o" por seus coment�rios sobre o Holocausto s�o insuficientes, pois � necess�rio que se distancie "de forma inequ�voca e p�blica de suas posi��es sobre a Shoah", disse hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Para Lombardi, Williamson tem que respeitar as condi��es estabelecidas na Nota da Secretaria de Estado do dia 4 de fevereiro na qual se exigia que o bispo lefebvriano se retratasse de forma "inequ�voca e p�blica" de sua nega��o do Holocausto para poder atuar como prelado da Igreja Cat�lica.

Federico Lombardi tamb�m afirmou que a de Williamson � "gen�rica e equ�voca".

Williamson disse ontem em comunicado divulgado pela ag�ncia cat�lica "Zenit" que pede "perd�o perante Deus a todas as almas que ficaram honestamente escandalizadas pelo que disse".

Williamson � um dos quatro bispos da Fraternidade de S�o Pio X ao qual o papa suspendeu a excomunh�o e que atualmente est� em Londres, ap�s ser expulso pelo Governo da Argentina por suas pol�micas declara��es.

"O Santo Padre e meu superior, o bispo Bernard Fellay, me pediram que reconsidere as declara��es que dei em uma emissora da Su�cia h� quatro meses, pois suas consequ�ncias foram muito fortes", declarou o prelado.

No dia 21 de janeiro a emissora p�blica sueca "Svt" divulgou uma entrevista, gravada em novembro na Alemanha, na qual Williamson negava que as c�maras de g�s nazistas tivessem sido usadas para exterminar os judeus e disse que no Holocausto n�o morreram 6 milh�es de pessoas, mas entre 300 mil e 400 mil.

Esta entrevista foi divulgada no mesmo dia em que o papa Bento XVI assinava o decreto de levantamento das excomunh�es contra ele e outros quatro bispos seguidores de Marcel Lefebvre.

Williamson declarou o seguinte ontem: "Ao observar estas consequ�ncias posso dizer verdadeiramente que lamento ter dado estas declara��es. Al�m disso, se soubesse com antecipa��o todo o dano e os ferimentos que provocariam, especialmente � Igreja, mas tamb�m aos sobreviventes e entes queridos das v�timas de injusti�a sob o Terceiro Reich, n�o as teria feito". EFE

Vaticano considera desculpas de Williamson insuficientes.

As declara��es de ontem do bispo lefebvriano Richard Williamson nas quais pedia "perd�o" por seus coment�rios sobre o Holocausto...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir