Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-03-2009

Hillary Clinton irá a Israel após conferência sobre Gaza
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ajusta os fones de ouvido, durante sessão inaugural da conferência internacional de doadores para reconstrução de Gaza, no Egito
Hillary Clinton irá a Israel após conferência sobre Gaza
Foto: AFP

Jerusalém, 2 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, iniciará hoje sua primeira visita a Israel e Cisjordânia à frente da diplomacia dos Estados Unidos, após assistir à conferência internacional de reconstrução de Gaza, no Egito.

Hillary deve aterrissar no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv e imediatamente depois ir a Jerusalém.

Amanhã, a agenda de encontros começará na sede da Presidência de Israel, onde analisará com Shimon Peres as "relações estratégicas" entre os dois países e a necessidade de "acelerar o ritmo" para "enfrentar a ameaça nuclear iraniana", informou o escritório do presidente israelense, em comunicado.

No final da reunião, os dois farão uma declaração conjunta à imprensa.

Hillary irá depois ao Museu do Holocausto (Yad Vashem) e terá um café da manhã de trabalho com a ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni.

A chefe da diplomacia americana também irá ao Consulado americano e se reunirá com o designado próximo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o titular da Defesa e líder trabalhista, Ehud Barak.

Hillary terminará a terça-feira com um jantar com o chefe de Governo em final de mandato, Ehud Olmert.

Na quarta-feira, a secretária americana visitará Ramala, a cidade cisjordaniana que abriga a sede da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e onde passará cerca de quatro ou cinco horas.

A chefe da diplomacia americana se reunirá com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e com o primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, disseram fontes do consulado americano.

Hillary não se reunirá com dirigentes do Hamas, organização cujo braço armado está na lista de organizações terroristas dos EUA e da União Europeia.

Depois, Hillary irá ao aeroporto Ben Gurion para tomar um voo especial com direção a Bruxelas, próxima etapa de uma viagem que terminará em 7 de março e que a levará também a Genebra e Ancara. EFE

Hillary Clinton irá a Israel após conferência sobre Gaza.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ajusta os fones de ouvido, durante sessão inaugural da conferência internacional de doadores para reconstrução de Gaza, no Egito.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir