Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 05-03-2009

Bento XVI alerta jovens contra "idolatria do dinheiro"
O papa Bento XVI pediu aos jovens que n�o se deixem atrair pela "idolatria do dinheiro...
Bento XVI alerta jovens contra
Foto: http://blog.cancaonova.com

Cidade do Vaticano, 4 mar (EFE).- O papa Bento XVI pediu aos jovens que n�o se deixem atrair pela "idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso", que n�o cedam "� l�gica do interesse ego�sta" e que se ponham a servi�o do bem comum e da verdade.

O pont�fice fez as declara��es em mensagem por ocasi�o da 24� Jornada Mundial da Juventude, que ser� realizada em n�vel diocesano no dia 5 de abril, Domingo de Ramos, divulgado hoje pelo Vaticano.

Na mensagem, o papa lembra os jovens que se preparam ao encontro mundial da juventude que ser� realizado em Madri em 2011.

O lema da 24� Jornada Mundial da Juventude � "Pusemos a nossa esperan�a em Deus vivo", e, sobre a escolha, o papa afirma em sua mensagem que "todos advertimos da necessidade de esperan�a, mas n�o de qualquer esperan�a, e sim de uma esperan�a firme e cr�vel".

"A juventude � tempo de esperan�a, porque olha para o futuro com diferentes expectativas", afirmou o papa, que adverte os jovens de que a pol�tica, a ci�ncia, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material "por si s�s n�o s�o suficientes para oferecer a grande esperan�a � qual todos aspiramos".

O pont�fice afirmou que essa esperan�a "s� pode ser Deus", e acrescentou que uma das consequ�ncias principais do esquecimento Dele � a "desorienta��o que caracteriza as sociedades, que se manifesta na solid�o e na viol�ncia, na insatisfa��o e na perda de confian�a, chegando inclusive ao desespero".

"A crise de esperan�a afeta mais facilmente as novas gera��es que, em contextos socioculturais carentes de certezas, de valores e pontos de refer�ncia s�lidos, t�m que enfrentar dificuldades que parecem superiores �s suas for�as", afirmou o papa.

Bento XVI acrescentou que pensava em tantos jovens "feridos pela vida e condicionados por uma imaturidade pessoal que � frequentemente consequ�ncia de um vazio familiar, de op��es educativas permissivas e libert�rias, e de experi�ncias negativas e traum�ticas".

O pont�fice acrescentou que, para alguns, a �nica sa�da poss�vel � uma "fuga alienante rumo a comportamentos perigosos e violentos, em dire��o � depend�ncia de drogas e �lcool, e para tantas outras formas de mal-estar juvenil".

O papa disse que � necess�ria uma nova evangeliza��o, que ajude as novas gera��es a descobrir "o rosto aut�ntico de Deus, que � Amor".

Bento XVI tamb�m estimulou os jovens a rezar, de prefer�ncia em companhia, e a participar da liturgia de suas par�quias e ativamente nos sacramentos.

Al�m disso, convidou-os a ser "pacientes e perseverantes" e a vencer a "natural tend�ncia dos jovens � pressa, de querer obter tudo e imediatamente".

"Fa�am perceber que entendem as ciladas da idolatria do dinheiro, dos bens materiais, da carreira e do sucesso, e n�o se deixem atrair por estas falsas ilus�es", acrescentou.

"N�o cedam � l�gica do interesse ego�sta; pelo contr�rio, cultivem o amor ao pr�ximo e fa�am esfor�o para colocar a voc�s mesmos, com suas capacidades humanas e profissionais, a servi�o do bem comum e da verdade", acrescentou no texto. EFE

Bento XVI alerta jovens contra "idolatria do dinheiro".

O papa Bento XVI pediu aos jovens que n�o se deixem atrair pela "idolatria do dinheiro...


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir