Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2009

Governo confirma que irá privatizar Galeão e Viracopos
Iniciativa privada também construirá novo aeroporto de SP. Ideia é melhorar infraestrutura a cinco anos da Copa do Mundo no país.
Governo confirma que irá privatizar Galeão e Viracopos
Foto: G1

Em busca de investidores, o governo brasileiro confirmou que vai abrir o capital da Infraero – empresa que administra aeroportos - e privatizar o Galeão, no Rio, e o Viracopos, em Campinas.

Os números da Infraero impressionam: a estatal administra 67 aeroportos. No ano passado, foram dois milhões de pousos e decolagens e 113 milhões de passageiros, 7% a mais do que em 2007. Para este ano, o crescimento previsto é de 3%.

Esses números mostram que, além de garantir a qualidade dos serviços, é preciso sempre ampliar e melhorar a infraestrutura dos aeroportos. Ainda mais que daqui a cinco anos o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de futebol. Fazer tudo isso em meio a uma crise econômica é um desafio. Falta dinheiro. Por isso, o governo decidiu ir atrás de investidores privados.

O primeiro passo já foi dado: a Infraero quer sócios da iniciativa privada. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a dizer que os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas, serão administrados pela iniciativa privada, que também construirá o terceiro aeroporto de São Paulo.

"A Anac está elaborando a formatação do edital para as licitações. Até junho, julho ou coisa assim terá a formatação feita. E tendo a formatação feita, então vamos partir para aquilo que já foi uma decisão do presidente sobre Galeão, Viracopos e o novo aeroporto de São Paulo, que é outro modelo", afirmou Jobim.

O ex-presidente da Infraero, Adir da Silva, acha que a combinação entre a privatização de alguns aeroportos e a abertura de capital da Infraero é uma boa solução. "Se não buscar recursos fora do sistema, fora do âmbito do governo, nós não vamos conseguir desenvolver a infraestrutura aeroportuária para acompanhar esse imenso crescimento", argumenta Silva.

Veja o vídeo:


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir