Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-03-2009

Via Campesina usa cupins em protesto contra a Aracruz
As manifestantes tamb�m utilizaram tinta para danificar o material
Via Campesina usa cupins em protesto contra a Aracruz
Foto: Eliana Gorritti

ELIANA GORRITTI

Mulheres da Via Campesina realizaram, na manh� desta segunda-feira, uma manifesta��o na entrada do terminal de exporta��es Portocel, da Aracruz Celulose, em Barra do Riacho, no norte do Esp�rito Santo. Apesar de r�pida, a manifesta��o pode ter causado grandes preju�zos, j� que as mulheres jogaram at� cupins nos fardos de celulose. O inseto tem o produto como principal alimento e � extremamente danoso.

Os muros da portaria do terminal foram pichados. Durante o protesto as mulheres utilizaram tinta, gasolina e querosene e danificaram v�rios fardos de celulose que ficaram encharcados de combust�vel e tamb�m de �gua retirada dos hidrantes do local. Os manifestantes tamb�m utilizaram extintores de inc�ndio que ficaram espalhados pelo porto. Os seguran�as da empresa n�o puderam conter a a��o.

De acordo com o diretor superintendente do Portocel, Gilberto Marques, a manifesta��o aconteceu por volta das 5h e durou pouco mais de meia hora. Aproximadamente 450 pessoas teriam participado do protesto, que faz parte das atividades alusivas ao "Dia Internacional de Luta das Mulheres". A Via Campesina re�ne militantes do Esp�rito Santo, S�o Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

"O objetivo da a��o � denunciar a concentra��o de terras da empresa, que s�o usadas para plantio de eucalipto para exporta��o, prejudicando a soberania alimentar; e o repasse de recursos p�blicos do Estado para essa multinacional, o que tem aumentado ainda mais com crise mundial", diz a Via Campesina, em nota.

Por quest�o de seguran�a durante a ocupa��o todas as opera��es do porto tiveram de ser suspensas e permaneceram paralisadas por quase cinco horas. Cento e cinq�enta trabalhadores ficaram parados, assim como tr�s navios, 40 caminh�es preparados para embarcar celulose, barca�as de madeira e uma composi��o ferrovi�ria com cerca de 60 vag�es.

O preju�zo causado pelo protesto ainda � calculado pela empresa, mas a previs�o � de que aproximadamente 2 mil t de celulose tenham sido danificadas. Como esta � uma �rea alfendag�ria, a Pol�cia Federal foi acionada para realizar a per�cia no local.

O Terminal Especializado de Barra do Riacho - Portocel - � o maior terminal de exporta��o de celulose do mundo e � o �nico porto do Brasil especializado no embarque do produto. � por meio deste terminal que s�o exportadas 70% da celulose do Brasil.

O terminal tem capacidade de embarque anual de 4,5 milh�es t do material. O porto � de propriedade conjunta da Aracruz (51%) e da Cenibra (49%), duas das maiores empresas produtoras de celulose no Brasil.

"Nosso porto foi usado como instrumento para protesto contra o agroneg�cio e o sistema econ�mico. � uma agress�o que n�o tem justificativa, que busca atingir as exporta��es do Pa�s, justamente num setor em que o Brasil � altamente competitivo. A empresa espera que fatos como este n�o permane�am impunes. N�o podemos concordar com vandalismo", disse o diretor superintendente do Portocel, Gilberto Marques.

Via Campesina usa cupins em protesto contra a Aracruz.

As manifestantes tamb�m utilizaram tinta para danificar o material.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir