Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Escola Sem Arte
Uma ambig�idade no edital da SEDU de inscri��o para os candidatos DT�s a disciplina de Arte gerou...
Escola Sem Arte
Foto: Arquivo Maratimba.com

Uma ambig�idade no edital da SEDU de inscri��o para os candidatos DT�s a disciplina de Arte gerou um desconforto coletivo em 40 professores desclassificados em Cachoeiro de Itapemirim, sem contar nos outros que se inscreveram para os 12 munic�pios de compreendem o P�lo-Cachoeiro, atendido pela Superintend�ncia Regional de Educa��o.

Para estar apto a se inscrever e lecionar Arte no Ensino Fundamental, um dos requisitos segundo o edital diz: Curso Superior Acrescido de Complementa��o Pedag�gica na disciplina pleiteada OU, Licenciatura Curta acrescido de Complementa��o Pedag�gica OU, Licenciatura Curta em Educa��o Art�stica (5� a 8� s�rie do Ensino Fundamental) OU, Licenciatura Plena em Artes Pl�sticas OU, Licenciatura Plena em Artes Visuais OU, Licenciatura Plena em Educa��o Art�stica. O que a maioria dos inscritos que foram desclasificados por n�o terem a gradua��o especifica entendeu? Ou seja, quem se inscreveu para ocupar vagas de arte foram professores formados em Letra/Literatura com complementa��o, ou seja, curso de p�s-gradua��o lato senso na �rea ou cursos livres. Entenderam errado o edital, segundo umas das profissionais que realizava a chamada e que preferiu n�o se identificar.

Segundo ela, estava bem claro o edital que dispunha: Curso Superior Acrescido de Complementa��o Pedag�gica na disciplina pleiteada. Essa complementa��o seria uma licenciatura curta e n�o curso de p�s-gradua��o. Resultado, mais de 900 horas/aula vagas e sem professor ainda hoje, uma vez que, elas ainda n�o sabiam como a SEDU iria se posicionar, uma vez que, havia somente um candidato apto a ocupar as vagas.

Os professores estavam revoltados, indignados, desesperados. Muitos sem dire��o e j� desacreditados, inclusive distribuindo curriculuns em diversas empresas, como padaria, lojas e escrit�rios.

De acordo com a professora Lara Batista Pinheiro, formada em Letras, com P�s-gradua��o em Arte, mesmo habilitada, ou seja, com curso superior foi desclassificada. "Fui desclassificada porque n�o sou habilitada em Arte, mas o edital n�o ficou claro, nem pra mim nem para a maioria. Ele deixa uma ambig�idade, os n�o habilitados t�m mais requisitos para serem contratados do que n�s. S� teve duas pessoas habilitadas em Arte. Um daqui de Cachoeiro e outra de MG. S�o mais de 900 horas sem professores. Espero que tenha uma nova inscri��o e que o edital seja mais claro", lamenta a professora.

L�lian Mendes que cursou Normal Superior e tem p�s em psicopedagia tamb�m foi desclassificada. Todos os que foram inscritos como habilitados foram indeferidos. Entenderam o edital da mesma forma em rela��o aos pr�-requisitos. Perdemos nosso tempo. Quando fizemos a inscri��o nos iludimos achando que vamos conseguir d� aula", disse a professora.

J� Aparecida Ara�jo da Silva Bighi formada em Letras e com tr�s p�s-gradua��es, uma inclusive em Arte e curso livre, se sentiu humilhada. Pensei que meu curso de Letras fosse valer. Eu e mais 39 fomos desclassificados. N�s n�o sabemos interpretar o edital? S� a SEDU quem sabe? O Estado quer que as salas de aula fiquem sem professor e que n�s mendigamos, n�o entendo isso. Todo ano � assim, somos quem ministramos as aulas de Arte, esse ano n�o pode", indignou-se.

Renata dos Santos Correa, com p�s e licenciatura plena em Letra e curso de 320 horas em Arte estava cabisbaixa e revoltada: "Estou muito arrasada. Vontade de chorar. Vontade de jogar tudo pro alto. At� agora estou sem trabalho em desespero. Vou sair na rua e pedir emprego em qualquer lugar, padaria, com�rcio, casa de fam�lia. Eu preciso trabalhar, isso que est� ocorrendo aqui � uma falta muito grande de respeito com os profissionais da Educa��o", salientou a professora.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir