Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Atentado mata ao menos 33 próximo a Bagdá

Alvos foram líderes tribais que tentavam uma reconciliação. Atentado suicida aconteceu em área controlada por sunitas.


Atentado mata ao menos 33 próximo a Bagdá
Foto: G1 "jornalista ferido."


Pelo menos 33 pessoas morreram nesta terça-feira (10) e mais de 40 ficaram feridas em um atentado suicida registrado na localidade de Abu Ghraib, a 25 quilômetros ao oeste de Bagdá, onde ocorria uma conferência pela paz.

As fontes do Ministério do Interior do Iraque disseram que o atentado foi cometido por uma pessoa que estava com um cinto com explosivos e que o detonou no final de uma reunião de chefes tribais que tentavam buscar medidas a favor da reconciliação.

Entre os feridos, há um coronel do Exército e um correspondente de um canal de televisão estatal. O número de vítimas é provisório e as fontes não descartam que o número de vítimas fatais aumente nas próximas horas.

O atentado suicida aconteceu em uma área próxima a Bagdá controlada majoritariamente por sunitas.

Em Abu Ghraib, fica uma prisão na qual vários detidos foram torturados por soldados americanos em um caso conhecido em 2004 que adquiriu grande repercussão internacional.

A explosão desta terça ocorre dois dias após outro atentado registrado no domingo em uma academia de polícia no leste de Bagdá, que causou a morte de 28 pessoas e feriu mais de 50.

No final de semana passado, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, se reuniu com líderes tribais de todo o país para insistir na necessidade de uma reconciliação nacional que inclua, entre outros, os partidários do antigo regime de Saddam Hussein.

O ataque ocorre ao mesmo tempo que os Estados Unidos anunciam a intenção de retirar totalmente as tropas do país até o fim de 2011.

Alvos foram líderes tribais que tentavam uma reconciliação. Atentado suicida aconteceu em área controlada por sunitas.




Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir