Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Retrato desconhecido de Shakespeare é revelado

Até o momento, apenas duas imagens foram aceitas como representações autênticas.


Retrato desconhecido de Shakespeare é revelado
Foto: Terra


LONDRES (Reuters) - Um grupo de conservação patrimonial anunciou nesta segunda-feira a descoberta de um retrato entre 300 a 400 anos do dramaturgo inglês William Shakespeare, que seria a única imagem autêntica do escritor feita durante a sua vida.

Até o momento, apenas duas imagens foram aceitas como representações autênticas do mais famoso dramaturgo inglês de todos os tempos, ambas pintadas após a sua morte e baseadas em recordações.

O novo retrato descoberto, no entanto, foi pintado em 1610, seis anos antes da morte de Shakespeare, quando ele teria 46 anos, de acordo com Paul Edmondson, do grupo The Shakespeare Birthplace Trust.

A alegação da entidade é respaldada por evidências encontradas através de uma verificação feita com raio-x e por análises de refletografia com infravermelho da pintura e seu painel.

A característica mais impactante do retrato é que Shakespeare aparece com mais cabelo do que nas imagens conhecidas anteriormente.

O retrato estava em poder da família Cobbe há gerações. Os membros da família são parentes distantes do único patrocinador literário conhecido de Shakespeare, Henry Wriothesley, o terceiro conde de Southampton.

O dono da peça, Alex Cobbe, visitou em 2006 uma exibição na Galeria Nacional de Retratos de Londres chamada "Procurando Shakespeare", onde viu uma pintura que já havia sido aceita como sendo um retrato do poeta inglês. Ele percebeu então que a obra se tratava de uma cópia do retrato que estava na coleção da família.

O novo retrato será exibido numa mostra chamada "Shakespeare Encontrado" entre 23 de abril e 6 de setembro de 2009.

Até o momento, apenas duas imagens foram aceitas como representações autênticas.


Fonte:

O Globo

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir