Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-03-2009

Lula volta criticar medidas protecionistas adotadas por outros países
Ao lado do presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz sinal de positivo durante almoço no Palácio Itamaraty
Lula volta criticar medidas protecionistas adotadas por outros países
Foto: http://www.clicrbs.com.br

Luciane Kohlmann | Brasília (DF)

O protecionismo foi alvo de novas críticas do governo brasileiro nesta terça, dia 10. Em encontro com o presidente uruguaio, Tabaré Vazquez, em Brasília, o presidente Lula defendeu uma maior integração entre os dois países.

O presidente uruguaio chegou ao Palácio do Planalto no fim da manhã, onde se reuniu com o presidente Lula. Na pauta do encontro, a crise econômica mundial, a cooperação e a integração do Mercosul. Ministros dos dois países assinaram diversos acordos, entre eles, um memorando para concretizar a interconexão energética e um convênio para ensinar língua portuguesa para policiais rodoviários federais do Uruguai.

Lula enfatizou que, para combater a crise, os dois países precisam aprofundar a integração, acelerar as discussões sobre o uso da moeda local no comércio bilateral e desenvolver mecanismos para combater a especulação desenfreada. O presidente ainda criticou as medidas protecionistas adotadas por muitas nações para enfrentar a crise.
– Neste momento, quem achar que vai se salvar com protecionismo vai acabar por afundar a sua economia a médio prazo. Eu acho que nós precisamos de mais comércio, mais comércio, para a economia voltar ao normal.

Integração energética
À tarde, Tabaré Vazquez foi ao Palácio Itamaraty, de onde falou que a visita era muito importante para o Uruguai. O principal motivo era o ajuste do acordo assinado em 2006 que previa a integração energética. Segundo ele, a construção da linha de transmissão entre San Carlos , no Uruguai, e Candiota, no Rio Grande do Sul, vai socorrer o abastecimento de energia elétrica do país. O presidente brasileiro fez um brinde à visita do colega e comemorou o resultado do encontro.

Lula volta criticar medidas protecionistas adotadas por outros países.
Presidente se encontrou com o colega uruguaio, Tabaré Vazquez.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir