Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Repórter que jogou sapatos em Bush é condenado a 3 anos
O Tribunal Central Criminal do Iraque sentenciou hoje a três anos de prisão o jornalista Montader al-Zaidi
Repórter que jogou sapatos em Bush é condenado a 3 anos
Foto: http://frontlineclub.com

Bagdá, 12 mar (EFE).- O Tribunal Central Criminal do Iraque sentenciou hoje a três anos de prisão o jornalista Montader al-Zaidi, por ter jogado seus sapatos contra o ex-presidente americano George W. Bush, conforme noticiou a TV "Al-Bagdadia".

Zaidi jogou seus dois sapatos em Bush durante uma coletiva de imprensa em 14 de dezembro, em que o então presidente americano falava ao lado do premiê iraquiano, Nouri al-Maliki.

O tribunal aceitou o argumento da defesa, que alegou que a atitude do jornalista não poderia ser considerada um ataque a um chefe de Estado, mas sim uma ofensa.

Caso o ato de Zaidi fosse considerado uma agressão a um chefe de Estado, o repórter poderia pegar 15 anos de prisão.

Na primeira sessão do julgamento, em 19 de fevereiro passado, Zaidi disse que tinha decidido lançar seus sapatos contra Bush para vingar a "opressão dos Estados Unidos no Iraque" e protestar contra a ocupação militar estrangeira em seu país.

"Senti que o sangue dos inocentes corria debaixo dos meus pés quando vi o sorriso de Bush, que veio para se despedir do Iraque (...) após deixar mais de um milhão de mártires, além da destruição econômica e social do país", afirmou o jornalista na ocasião, segundo o relato de seus advogados.

Zaidi, de 27 anos, trabalha para o canal de TV "Al-Bagdadia", que tem sede no Cairo.

O jornalista, que foi defendido nos tribunais por prestigiados advogados iraquianos, tem direito de apelar da sentença, embora a medida ainda não tenha sido anunciada pela defesa.

No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, jogar o sapato é uma das maiores ofensas que se pode cometer contra uma pessoa.

A atitude de Zaidi o tornou em herói nacional e gerou protestos públicos por todo o mundo contra a política internacional dos EUA. EFE

Repórter que jogou sapatos em Bush é condenado a 3 anos de prisão.

O Tribunal Central Criminal do Iraque sentenciou hoje a três anos de prisão o jornalista Montader al-Zaidi.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir