Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Nasa pode lançar "Discovery" no domingo em missão à ISS
Nasa suspende lançamento do Discovery
Nasa pode lançar
Foto: AFP

Washington, 11 mar (EFE).- A Nasa (agência espacial americana) cancelou o plano de lançar amanhã o ônibus espacial "Discovery" em uma missão à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), após a saída de hoje ter sido frustrada devido ao vazamento detectado em um encanamento do tanque externo da nave.

"O lançamento não acontecerá antes de domingo", disse um porta-voz da Nasa, em entrevista coletiva no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O porta-voz acrescentou que os engenheiros continuarão examinando o problema e se reunirão novamente na sexta-feira "para ver qual a situação. Este é o melhor curso de ação", disse.

Além disso, se não acontecer no domingo, o lançamento poderia ser realizado nos dois dias seguintes. Caso se concretize o lançamento no domingo, o "Discovery" partiria às 20h43 de Brasília.

O "Discovery" devia partir esta noite, mas o lançamento foi adiado poucas horas antes, devido à falha envolvendo um encanamento do tanque externo de combustível, anunciou a agência espacial americana.

Esta é a quinta vez que o lançamento do ônibus espacial é adiado, pois a missão deveria ter começado em 12 de fevereiro.

Os outros quatro adiamentos foram devido a problemas em uma das três válvulas do tanque externo, que registrou imperfeições na missão anterior do "Discovery", em dezembro do ano passado.

A falha que impediu o lançamento do "Discovery" com sete tripulantes a bordo, um vazamento de hidrogênio em uma linha entre o tanque externo e o ônibus espacial, foi encontrada duas horas após o início do abastecimento de mais de 1,80 milhão de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos nos dois compartimentos do tanque.

Até aquele momento, as condições meteorológicas eram favoráveis para o lançamento.

Também não havia problemas nas condições do tempo na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia, assim como nos três lugares transatlânticos onde a nave poderia realizar uma aterrissagem de emergência.

Esta missão de duas semanas do "Discovery", que inclui quatro caminhadas, representará o primeiro voo de um ônibus espacial este ano.

A agência espacial americana tem prazo de até 16 de março para o lançamento do ônibus espacial, antes de fazer uma pausa durante a missão de uma nave Soyuz russa, que levará uma tripulação de substituição à ISS.

A missão do "Discovery" tem como objetivo central instalar o quarto e último conjunto de painéis solares que aumentarão o fornecimento de energia do complexo que orbita a uma altura de quase 400 quilômetros da Terra.

Esse maior fornecimento de energia permitirá aumentar o número de experimentos científicos realizados na plataforma espacial e, principalmente, aumentar para seis o número de ocupantes permanentes, a partir de maio.

Durante as quatro caminhadas, os especialistas do "Discovery" instalarão um novo segmento da viga central da estação e substituirão uma unidade do sistema de conversão de urina em água potável, que teve uma falha quando foi ativada pela primeira vez, no ano passado.

A tripulação, liderada por Lee Archambault, é integrada por Tony Antonelli, Steven Swanson, John Phillipis, Sandra Magnus e Richard Arnold.

O outro membro da tripulação é o japonês Koichi Wakata, que permanecerá na ISS até maio, quando retornará a Terra na missão do "Endeavour".

Depois da missão do "Endeavour", a frota dos três ônibus espaciais americanos, que também inclui o "Atlantis", deverá fazer outras sete visitas à ISS, além de uma missão de serviço ao telescópio Hubble.

Os ônibus espaciais serão retirados de serviço após sua última missão, em 2010, quando devem ter completado a construção da ISS. EFE

Nasa pode lançar "Discovery" no domingo em missão à ISS.

Nasa suspende lançamento do Discovery.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir