Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-03-2009

José Sócrates em visita oficial a Cabo Verde
José Sócrates chegou à Cidade da Praia esta noite
José Sócrates em visita oficial a Cabo Verde
Foto: RTP

por Cristina Sambado, RTP

O primeiro-ministro chegou hoje a Cabo Verde para uma visita de três dias ao arquipélago, da agenda da visita destacam-se temas como as tecnologias de informação e as energias renováveis. À chegada à Cidade da Praia, José Sócrates afirmou que está em Cabo Verde com um novo fôlego e muito entusiasmo para dar uma nova projecção à cooperação entre os dois países.

"Venho com a intenção de propor uma agenda ainda mais ambiciosa, que honre a nossa história, que honre a ligação entre os dois países", afirmou o primeiro-ministro português à saída do avião no aeroporto da Cidade da Praia.
"Por isso me fiz acompanhar de uma delegação tão significativa de ministros e secretários de Estado, para discutirmos vários aspectos que dê uma nova agenda, uma nova ambição à cooperação entre os dois países", sublinhou.

Nesta visita de três dias, José Sócrates é acompanhado por uma comitiva de 120 pessoas, entre os quais sete ministros e seis secretários de Estado, além de empresários e jornalistas.

Com esta deslocação a Cabo Verde, o primeiro-ministro português pretende impulsionar a cooperação em várias áreas, "sobretudo nas áreas de maior modernidade, naquilo que estamos a fazer de melhor em Portugal e gostaríamos de contar com a cooperação de Cabo Verde nesses projectos".

"Tenho a intenção de propor às autoridades de Cabo Verde, em especial ao primeiro-ministro José Maria das Neves, uma nova fase nos programas de cooperação, para que sejam mais ambiciosos, tendo em consideração o nível de maturidade existente ao nível das políticas de cooperação nos diferentes domínios", rematou.

"Confirmo que trago uma agenda ambiciosa. Tenho a certeza de que o Governo de Cabo Verde também tem essa intenção", respondeu José Sócrates aos jornalistas cabo-verdianos que o questionaram se Portugal vai ou não dar novas ajudas ao arquipélago.

Agenda intensa durante os três dias da visita oficial

Hoje no primeiro dia da visita de oficial do primeiro-ministro português a Cabo Verde a agenda é eminentemente política. José Sócrates começa o dia com um encontro a sós com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria das Neves, seguindo-se uma sessão plenária entre membros do Governo acompanhados pelos seus homólogos.

Estão ainda previstos encontros ao mais alto nível, nomeadamente com o Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires e com o presidente da Assembleia Nacional (AN) Aristides Lima, e um almoço com empresários.

Amanhã, os dois chefes de Governo inauguram a mostra "Serviços Públicos da Nova Geração", participam na conferência "Pelo Conhecimento, Para o Desenvolvimento" e visitam a Universidade de Cabo Verde, onde abrem também as portas da Sala Multimédia.

Na sexta-feira à tarde, José Sócrates e José Maria das Neves deslocam-se ao município de São Domingos, a norte da Cidade da Praia, onde inauguram um troço de uma estrada local, de seguida deslocam-se à Biblioteca Nacional da capital cabo-verdiana, onde abrem a Feiro do Livro Português e terminam o dia a assistir a um concerto da banda portuguesa "Da Weasel".

No último dia de visita, o primeiro-ministro português desloca-se ao Mindelo, na ilha de São Vicente, onde será recebido em sessão especial pela Câmara, dirigindo-se de seguida ao Centro Cultural da cidade.

Ainda no Mildelo, José Sócrates fará uma intervenção no pólo local da Universidade de Cabo Verde subordinada ao tema "A Energia como Pilar de Desenvolvimento".

Ao final do dia de sábado, o chefe do Governo regressa à Cidade da Praia para participar numa recepção com elementos da comunidade portuguesa residente na ilha de Santiago, que ao longo das últimas suas semanas se inscreveram para estarem presentes no evento.

Às primeiras horas de domingo, José Sócrates regressa a Lisboa.

José Sócrates em visita oficial a Cabo Verde.

José Sócrates chegou à Cidade da Praia esta noite.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir