Categoria Economia  Noticia Atualizada em 12-03-2009

SP: indústria perdeu 200 mil empregos com crise, diz Fiesp
Afetadas pela crise financeira, as indústrias de São Paulo fecharam cerca de 200 mil postos de trabalho desde outubro de 2008 até fevereiro deste ano...
SP: indústria perdeu 200 mil empregos com crise, diz Fiesp
Foto: www.fiergs.org.br "ilustrativo"

Afetadas pela crise financeira, as indústrias de São Paulo fecharam cerca de 200 mil postos de trabalho desde outubro de 2008 até fevereiro deste ano, além da média de 40 mil vagas encerradas para o período de cinco meses analisado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre outubro do ano passado e fevereiro deste ano, foram perdidos 236,5 mil empregos, segundo a entidade. O valor é seis vezes superior ao verificado no mesmo período entre 2007 e 2008, que teve o corte de 38 mil vagas, conforme redução normal no efetivo das empresas após o final do ano.

Em fevereiro de 2007, o ajuste das vagas com relação aos cinco meses anteriores foi negativo em 35,5 mil, e no ano anterior, em 52 mil. Desse modo, a crise financeira teria ampliado em cerca de 200 mil o número de desempregados no período.

"Podemos debitar este número da crise que desembarcou no Brasil a partir de outubro", afirmou o diretor do departamento de economia da Fiesp, Paulo Francine, que advertiu para a dificuldade da indústria paulista de recuperar esse saldo negativo.

"Para se ter uma idéia, em 2004 - o melhor ano da indústria paulista -, o número de empregos cresceu 7%, ou cerca de 140 mil empregos. Esse diferencial de 200 mil empregos por conta da crise deve demorar bastante para ser recuperado", explicou.

A indústria paulista emprega atualmente cerca de 2,35 milhões de pessoas. Durante a crise, a redução das vagas de trabalho representou 8,5% deste total.



Fonte: Terra
 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir