Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Madoff se declara culpado por fraude bilionária
o investidor que criou o maior esquema de pirâmide já conhecido nos EUA, estimado em mais de US$ 65 bilhões durante duas décadas
Madoff se declara culpado por fraude bilionária
Foto: G1

NOVA YORK - Bernard Madoff, o investidor que criou o maior esquema de pirâmide já conhecido nos EUA, estimado em mais de US$ 65 bilhões durante duas décadas, admitiu a culpa para o juiz Denny Chin, da Corte de Manhattan, nesta quinta-feira. O ex-presidente da Nasdaq, de 70 anos, é acusado de 11 crimes, o que pode levá-lo a passar o resto da vida na prisão, já que todas as penas somam 150 anos. A decisão do tribunal, no entanto, não sairá nesta quinta-feira.

Entenda a criação do sistema da pirâmides.
Madoff admitiu que fraudou investimentos, consultoria, correspondências e documentos, além de ter feito lavagem de dinheiro, cometido perjúrio, dado falsas informações à comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Commission, a SEC) e roubado de um empregado parte de seus benefícios.

Na sua declaração, Madoff pediu perdão:

- Estou consternado por ter causado danos profundos a muitas e muitas pessoas.

Entres os que aplicavam no falso fundo de Madoff, estão fundos de investimentos, bancos, organizações de caridade judias e pessoas físicas de todo o mundo, incluindo celebridades como Steven Spielberg.

Leia também: Advogado de Madoff recebe ameaças de morte

Na porta do tribunal, além de vários jornalistas e fotógrafos, estão investidores que viram suas economias desaparecer quando a pirâmide de Madoff quebrou. Segundo os promotores, Madoff nunca investiu um único tostão, e usou todo o dinheiro arrecadado.

Madoff chegou ao tribunal às 7h19m (6h19m de Brasília), de terno cinza e escoltado para evitar o assédio.

Algumas estações de televisão americanas transmitem ao vivo e chegaram a seguir o carro de Madoff com helicóptero desde que saiu de sua cobertura na cidade, onde cumpre prisão domiciliar, até o tribunal. A histeria em torno do caso aumentou depois que os investidores fraudados se tornaram símbolos da crise econômica nos EUA.

- Este não será um grupo silencioso, sombrio ou digno - disse o professor de Direito da Universidade de Columbia e vítima de Madoff, John Coffee - Acho que haverá uma multidão sanguinária.

O juiz Denny Chin, tentou se antecipar ao drama vivido por outros tribunais quando julgaram Martha Stewart, Bernard Ebbers e Michael Milken, pediu que os investidores a não se exaltarem.

- Entendo que as emoções estão altas, mas devemos que lembrar que devemos nos comportar de maneira apropriada para um procedimento no tribunal - pediu o presidente do tribunal.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir