Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Príncipe Charles e duquesa Camilla visitam o Jardim Botânico
Eles visitaram o Museu de Meio Ambiente e plantam uma árvore.
Príncipe Charles e duquesa Camilla visitam o Jardim Botânico
Foto: Daniella Clark/G1

Alícia Uchôa e Daniella Clark

O príncipe Charles e sua esposa, a duquesa da Cornuália, Camilla Parker, foram, na tarde desta quinta-feira (12), ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Lá, eles visitaram o Museu de Meio Ambiente, plantaram uma árvore e fizeram uma caminhada.

Charles encontrou com alunos da escola pública Maria Nazareth, que faz parte de um projeto do British Council. Os alunos, que criaram uma escola de samba, fizeram uma apresentação para o príncipe.

Estavam presentes na visita o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o ator Victor Fasano, além do cacique Raoni.

Discurso no Itamaraty

Mais cedo, o príncipe Charles fez discurso no Palácio do Itamaraty. Na ocasião, ele disse que é preciso conciliar o crescimento econômico com a proteção da natureza.

Ele também citou o ambientalista Chico Mendes e lembrou da passista carioca Pinah, a quem conheceu há mais de 30 anos.

Em seu primeiro evento no Rio, no segundo dia de viagem, o príncipe Charles deixou de lado a pontualidade britânica e chegou ao Palácio do Itamaraty por volta das 13h. Ele se desculpou pelo atraso e disse que não teve culpa.

Numa sala com cerca de 150 pessoas, ele alertou que a atual crise econômica mundial tem mostrado que o antigo modelo industrial de desenvolvimento falhou, e que o desenvolvimento sustentável talvez seja a única maneira de guiar a economia daqui pra frente.

"Devemos encontrar maneiras de, simultaneamente, impulsionar a economia e proteger a natureza", disse ele, que lembrou ainda do ativista brasileiro Chico Mendes. "As melhores projeções dizem que nós temos 100 meses para mudar de comportamento antes que enfrentemos uma catastrófica mudança de clima e os horrores que isso possa trazer."

Passista "seminua"

Durante seu discurso, único feito durante sua estadia no Brasil, o príncipe Charles falou de economia, samba e futebol.

Ele lembrou de suas três primeiras visitas ao Brasil. "Me lembro de dançar samba com uma moça seminua no Rio", disse ele, sobre a passista Pinah, que vestia um minúsculo biquíni na ocasião.

O príncipe falou ainda de suas visitas a São Paulo e à Região Amazônica e ressaltou afinidades entre Brasil e Inglaterra. "Somos também unidos pelo esporte e pela grande paixão pelo futebol", disse ele, depois de exaltar as crescentes exportações entre os dois paises.

Visita à Maré

Durou cerca de 40 minutos a visita ao conjunto de favelas da Maré, no subúrbio do Rio, na tarde desta quinta-feira (12). "Não posso falar, estou com sede", foi a resposta do príncipe a uma pergunta de repórter.

Logo na chegada do casal real à Maré, houve momentos de tensão: moradores e a imprensa conseguiram furar o cerco feito pelos seguranças. Houve tumulto, mas depois o esquema de segurança voltou ao normal.

O príncipe Charles assistiu a uma apresentação da bateria de uma escola de samba. Diferentemente da sua visita de 1978, quando sambou com Pinah, desta vez ele apenas tocou chocalho junto com os ritmistas.

"Ele pegou o chocalho meio sem jeito, de cabeça para baixo. Mas para quem não tem experiência, ele tocou "direitinho"", disse a dona do instrumento, Maria Luisa da Silva, que mora na favela há 35 anos.

Em seguida, os dois conheceram projetos sociais da ONG Luta Pela Paz, fundada pelo britânico Luke Dowdney. Lá assistiram a uma apresentação de capoeira e conversaram com jovens assistidos pelo projeto, entre eles, o lutador Roberto Custódio, de 21 anos, que integra a equipe brasileira de boxe.

"Ele me desejou boa sorte em 2012 (Olimpíadas de Londres), mas brincou dizendo esperar que eu não ganhe dos ingleses", disse Custódio, que começou a lutar na ONG.

Príncipe Charles e duquesa Camilla visitam o Jardim Botânico
Eles visitaram o Museu de Meio Ambiente e plantam uma árvore.
Mais cedo, príncipe de Gales discursou no Palácio do Itamaraty.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir