Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-03-2009

Após apagão de 40 minutos, Furnas restabelece energia
Problema foi causado por desligamento de subestação da empresa.
Após apagão de 40 minutos, Furnas restabelece energia
Foto: G1

Fausto Carneiro e Rafael Targino

A empresa Furnas Centrai Elétricas restabeleceu o fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal cerca de 40 minutos após início do apagão que deixou 60% da região no escuro.

Segundo a empresa, o apagão teria sido causado pelo desligamento em uma subestação da empresa na cidade-satélite de Samambaia, a cerca de 40 km de Brasília. De acordo com a empresa, a volta da energia a todos os locais afetados é gradual. O restabelecimento completo, segundo a empresa, deveria demorar "pouco tempo".

A assessoria de Furnas informou que os técnicos da empresa só devem ter uma avaliação da causa do problema nesta quinta-feira (12).

A falta de energia afetou cerca de 400 mil pontos de consumo atendidos pela Companhia Energética de Brasília (CEB). A empresa de distribuição atende cerca de 670 mil consumidores no Distrito Federal.

O apagão afetou a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Fedreral (STF).

Uma sessão na Câmara dos Deputados chegou a ser suspensa por 15 minutos–os microfones da Casa ficaram mudos– e, no Senado e no Supremo Tribunal Federal (STF), as luzes continuaramm acesas por conta de geradores.

No Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava recebendo o príncipe Charles, da Inglaterra, na hora do apagão. Eles não chegaram a ficar no escuro porque a iluminação também foi garantida por meio de gerador.

O Metrô de Brasília, que havia normalizado suas operações no final da tarde desta quarta-feira depois de problemas ocasionados pela queda de um raio no dia anterior, parou.

Os passageiros que estavam nos trens do metrô no momento do blecaute precisaram descer dos vagões e andar a pé pelos túneis. Todo o sistema foi interrompido e, até as 19h, continuava sem funcionar.

Após apagão de 40 minutos, Furnas restabelece energia no Distrito Federal
Problema foi causado por desligamento de subestação da empresa.
Origem do problema ainda é desconhecida, segundo a empresa.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir