Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-03-2009

MATATAÍZES TEM SECRETARIA DE COMUNICAÇíO?
“Quem não se comunica, se trumbica”, já ensinava o genial Chacrinha.
MATATAÍZES TEM SECRETARIA DE COMUNICAÇíO?

Manoel Manhães [email protected]

"Quem não se comunica, se trumbica", já ensinava o genial Chacrinha.

Existem cinco princípios para administração pública. Um deles é a Publicidade. É dever constitucional dar Publicidade aos feitos da administração. Daí a necessidade de ter uma Secretaria de Comunicação.

Qual a missão de uma Secretaria de Comunicação?

– Se pensarmos numa perspectiva tradicional, as Secretarias de Comunicação sempre funcionaram como secretarias meio, sendo um canal pelo qual o Governo dá visibilidade às suas ações. Elas sempre atuaram como reprodutoras de informação e cuidaram da relação com os veículos e os profissionais de comunicação, mas nem isso temos visto em Marataízes. Dr. Jander tem sido, quando pode, o comunicador de seus feitos, sendo essa a função da Secretaria de Comunicação que, no caso, não comunica.

No entanto, ainda não é tarde para começar.

E começar fazendo diferente. Começar tendo a concepção de que não está aqui para construir uma relação unilateral com a população. Vendo que a grande missão daquilo que significa mudança também na comunicação é tratá-la como uma política pública. E se a comunicação é um política pública, ela precisa construir uma relação dialógica com a população. Então não pode apenas falar (o que não tem feito), mas precisa ouvir também. E para ouvir precisa criar canais pelos quais a população possa participar do Governo.
Precisa pensar em formas de democratização do acesso à informação. Precisa de canais pelos quais as pessoas possam falar. A comunicação não é um princípio que parte somente do Governo para a sociedade, mas ela pode e deve também ser um princípio de que a sociedade também a produza.

Vejo a bela prefeita vizinha, Sra. Norma Ayub, tendo publicidade até da pintura de meio fio numa desenvoltura digna da Cristina Rangel que sabe, muito bem, o que faz.
E aqui nada vejo ou será que Dr. Jander nada fez? Nada fará?

Marataízes foi, neste verão, a única cidade do estado sem um caso de dengue, correção, teve um, mas o rapaz já veio doente de Linhares. Isto a Secretaria de Comunicação não comunicou.

Se a Secretaria de Comunicação comunicasse (desculpem o pleonasmo) o MP saberia, um pouco mais, do estado de emergência em que se encontrava a cidade e não haveria essa polêmica a respeito da empresa contratada para limpar a cidade.

Se a Secretaria de Comunicação não comunica, nós, jornalistas e repórteres, vamos atrás das notícias e, muitas vezes, já as encontramos tardias, sem o sabor da hora. Como diz a canção do Geraldo Vandré: "Vem vamos embora / que esperar não é saber / quem sabe faz a hora / não espera acontecer!" (Pra não dizer que não falei das flores).
A notícia tem seu tempo, o MOMENTO.

A exemplo a notícia que saiu na "A Tribuna" no último dia 13, se da parte do jornal não se encontrou a Secretaria de Comunicação de Marataízes apta pra dar sua versão naquela hora, já no dia seguinte o direito de resposta ou "de versão" deveria estar na mesma página daquele jornal. Agora é tarde. Ficou o "quem cala, consente" no ar.

Acorda Sra. Secretária! Ou atenda a ordem do Capitão Nascimento e "-Pede pra sair!" (quem a indicou vai entender).


    Fonte: O Autor
 
Por:  Manoel Manhães    |      Imprimir