Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 17-03-2009

Morre o deputado Clodovil Hernandes

Ap�s morte cerebral, deputado teve parada card�aca. Nenhum �rg�o poder� ser doado, diz m�dico.


Morre o deputado Clodovil Hernandes
Foto: www.maratimba.com

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada card�aca e morreu �s 18h50 desta ter�a-feira (17). Clodovil teve morte cerebral detectada � tarde e estava sendo mantido vivo por equipamentos e medicamento para os procedimentos de doa��o de �rg�os.

Mesmo assim, segundo o coordenador de transplantes do Distrito Federal, L�cio Lucas, nenhum �rg�o poder� ser doado. As c�rneas t�m edemas que impedem a retirada.

A autoriza��o para a retirada dos �rg�os havia sido dada por assessores do deputado e pelo Minist�rio P�blico, uma vez que ele n�o tem parentes pr�ximos com os quais mantinha contato. A assessora de imprensa do deputado, Berta Pellegrino, disse que Clodovil havia manifestado v�rias vezes a inten��o de doar seus �rg�os quando morresse.

Revista �poca: "Afronte o mundo, n�o sua consci�ncia", escreveria Clodovil na l�pide

O l�der do PR, deputado Sandro Mabel (GO), disse nesta ter�a que o vel�rio de Clodovil ser� realizado apenas em S�o Paulo. A ideia inicial da assessoria do deputado era que o corpo fosse velado tamb�m em Bras�lia, no Sal�o Negro do Congresso.

Mabel se reuniu com assessores de Clodovil no come�o desta noite. Segundo ele, o corpo segue para S�o Paulo �s 8h da manh� da quarta (18) em um avi�o da Aeron�utica solicitado pela C�mara. O vel�rio est� programado para come�ar �s 10h30 na Assembl�ia Legislativa e o enterro ser� �s 17h, no cemit�rio do Morumbi (Zona Sul).

Morte cerebral

A morte cerebral foi constatada pelos m�dicos �s 15h45. O boletim m�dico divulgado logo cedo j� dizia que o quadro cl�nico do deputado permanecia de "extrema gravidade". O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado ca�do ao lado da cama na segunda-feira (16).


Durante a manh� desta ter�a-feira, Clodovil passou por exames que ajudaram a detectar a morte cerebral. O primeiro exame feito deu resultado "inconclusivo", segundo assessores do deputado. A assessoria do deputado informou ent�o que novos m�dicos iriam avaliar o estado cl�nico do parlamentar e um novo boletim seria divulgado �s 16h pelo hospital.

Biografia

Nascido em 17 de junho de 1937, em Elis�rio, cidade a 402 km de S�o Paulo, Clodovil foi adotado por um casal de origem espanhola, Domingos Hernandes e Izabel Sanches Hernandes. N�o conheceu seus pais verdadeiros e estudou em col�gio interno. Homossexual assumido, n�o casou e nem teve filhos.


Estilista de alta costura, ator, cantor, apresentador de TV e professor prim�rio, Clodovil iniciou a carreira pol�tica quando se filiou ao PTC, em 2005. Em 2006, foi eleito deputado federal com 493.951 votos, terceira maior vota��o do estado de S�o Paulo. Seu mandato iria at� 2011.

Antes de ingressar na pol�tica, Clodovil foi professor prim�rio, fez teatro, construiu longa carreira na televis�o e foi estilista de sucesso.


Um de seus primeiros trabalhos na televis�o foi no in�cio da d�cada de 80, quando apresentou o "TV Mulher", da TV Globo, voltado para o p�blico feminino. Na �poca, dava dicas de moda e desenhava modelos ao vivo. Ele dividiu o cen�rio com a jornalista Mar�lia Gabriela e com a sex�loga Marta Suplicy, que tamb�m ainda n�o tinha entrado para a pol�tica.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Robson Souza Santos    |      Imprimir