Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-03-2009

PROBLEMA: O QUE FAZER?
Problemas, quem n�o os tem? Marque com um X a alternativa que melhor se encaixa ao seu...
PROBLEMA: O QUE FAZER?

Problemas, quem n�o os tem? Marque com um X a alternativa que melhor se encaixa ao seu problema atual:

__ Problema familiar
__ Problema profissional
__ Problema financeiro
__ Problema amoroso
__ Outros
__ Todas as alternativas

Isso � s� uma brincadeira, mas se fiz�ssemos esta enquete aqui, encontrar�amos in�meras respostas, pois a verdade �: todos n�s passamos por situa��es problema diariamente, e se voc� n�o est� passando por nenhuma e acha que est� imune, trago uma triste not�cia, n�o est�.

No entanto, sabendo que todos n�s temos algum problema a solucionar, n�o quero fazer deste artigo um "Muro das Lamenta��es" para lan�armos toda nossa melancolia advinda dos nossos problemas particulares ou dos problemas sociais do nosso pa�s e do mundo, pois mais importante que o problema � o enfoque que damos a ele e � sobre isso que vou falar.

Ao falarmos sobre problemas, encontramos pelo menos duas vis�es e formas de abord�-los.

A primeira nos diz que um problema � uma dificuldade na obten��o de um determinado objetivo, ou seja, tudo aquilo que se interp�e entre voc� e seu objetivo � considerado um problema.

Esta vis�o � muito pessimista, pois foca mais no obst�culo do que no objetivo a ser alcan�ado. Diariamente encontramos pessoas que agem assim, perseguem uma meta, mas diante de algumas dificuldades que aparecem no decorrer do caminho, param. Param para reclamar, reclamam do marido, da esposa, da sogra, do governo, do efeito estufa, do d�lar, do cachorro, do gato, do sol, da chuva, de qualquer coisa que venha � sua mente, mesmo que isso n�o tenha nenhuma liga��o com a situa��o.

Os que adotam tal posturam n�o alcan�am seus objetivos por uma quest�o l�gica: ao pararem para reclamar do problema que surgiu, s�o deixados para tr�s por aqueles que perseguem o mesmo objetivo que eles. Mas os "reclam�es" nem percebem que est�o ficando para tr�s pois est�o muito ocupados na interminavel tarefa de reclamar, dando mais import�ncia ao problema do que ao seu objetivo inicial.

Outra vis�o sobre o problema � dada pela filosofia, que o define como qualquer situa��o que inclua a possibilidade de uma alternativa. � n�tida a diferen�a do foco das duas defini��es. Enquanto a primeira v� o problema como um fim, a segunda o vislumbra como uma possibilidade de algo novo, de novas alternativas.

Quando encaramos o problema como uma oportunidade de criar alternativas, adotamos automaticamente uma postura estrat�gica e inovadora que ajudar� a ultrapassar mais facilmente essa situa��o. Ou seja, voc� n�o ignora o problema, sabe que ele existe, mas econtra meios para venc�-lo, meio que ao estilo Dad� Maravilha, "n�o venham com problem�tica que eu tenho a solucion�tica".

Uma hist�ria bem interessante sobre solu��o de problemas e estrat�gia � a de um senhor que queria virar a terra de seu jardim para plantar flores. Seu �nico filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na pris�o. O homem ent�o escreveu a seguinte carta ao filho:

"Querido Filho, estou triste, pois n�o vou poder plantar meu jardim este ano
e sua m�e sempre adorava as flores. Se voc� estivesse aqui, eu n�o teria esse problema. Com amor, seu pai."

Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama: "Pai, n�o escave o jardim, de forma alguma! Foi l� que eu escondi os corpos".

Como as correspond�ncias eram monitoradas na pris�o, �s quatro da manh� do dia seguinte, uma d�zia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.

Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso � o m�ximo que eu posso fazer no momento.

Reflita sobre essa hist�ria e repense as pequenas coisas, que muitas vezes n�s mesmos colocamos como obst�culos em nossas vidas. Temos encarado o problema como o fim da linha ou uma oportunidade de criar novos caminhos?

Afinal, "ter problemas na vida � inevit�vel, ser derrotado por eles � opcional". Pense nisso.


Fonte: O Autor
 
Por:  Pablo Nascimento Beloni    |      Imprimir